domingo, 23 de agosto de 2009

Seja o pastor que Deus quer que seja

Incomparável para todos nós que seguimos a Jesus Cristo é o fato de que Ele é o nosso Supremo e Único Pastor (1Pe 2.25). Ele nos guia a águas de descanso e a pastos verdejantes. Confiamos inteiramente em Sua direção para nossas vidas. E Ele tem determinado que hajam entre nós aqueles que, como Ele, cuidam e alimentam Suas ovelhas, sendo estes mesmos ovelhas que estão inteiramente submissas ao cajado de seu Supremo Pastor. Idealmente, estes que somente Ele chama e comissiona, devem seguir o exemplo d'Aquele que tão amorosamente os têm conduzido a eles próprios. Mas quantas vezes, infelizmente, estes co-pastores tem falhado na condução do rebanho de Cristo pois o conduzem como se eles mesmos fossem o Pastor! Assim, o rebanho sofre porque não são e nunca serão pastores segundo o coração de Deus, pastores que não se submetem, eles mesmos, à direção divina como deve ser. Sendo assim, as ovelhas podem se desnortear. Podem andar cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor, como disse o próprio Jesus (Mt 9.36). A Bílbia diz em Zacarias 11.16 que o pastor inútil é aquele que não visita as ovelhas que estão perecendo, não busca a desgarrada, não sara a doente, nem apascenta a sã e diz no verso 17: " Ai do pastor inútil que abandona o rebanho!" Infelizmente, hoje têm surgido aqui e ali, pastores com este perfil. Não visitam, não cuidam, não buscam, fazem um "pastoreio" de longe, não chegam-se perto da ovelha, quando chegam conversam superficialmente, não aprofundam-se na vida daquele discípulo de Cristo. É necessário que sejam pastores e não administradores de complexos eclesiásticos. Palavra fiel é esta: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos" (Pv 27.23). Se você, que lê esta reflexão e não está de acordo com esta palavra, arrepende-te e leia ainda Ezequiel capítulo 34. Somos discípulos de Jesus, Ele, somente Ele é o Supremo Pastor e Bispo de nossas almas como disse o apóstolo Pedro, mas Ele tem chamado homens para que sejam pastores como Ele mesmo falou a Pedro em João 21.15-18 ao chamá-lo para o pastorado. O Senhor fala pelo profeta Jeremias assim: "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência" (3.15). Hoje, mais do que antes precisamos ser pastores assim. Minha oração é para que Deus levante hoje mais e mais pastores conforme o perfil que Ele mesmo traçou em Sua Palavra (Ef 4.11-16; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9). Seja você o pastor que Deus quer que seja. Que Deus te abençoe!

3 comentários:

Charles Machado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charles Machado disse...

Obrigado por suas palavras irmão querido. Penso que antes de tudo, nosso coração tem que estar tomado por Jesus. Deus é amor e o amor é o combustível para pastorear, sem ele, não faz sentido. Amor é Amor, não existe meio-amor.

No Senhor

Charles
charles-machado.blogspot.com

Ursinha :) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

O Discípulo e as Bênçãos da Salvação

Das muitas, inumeráveis e abundantes reflexões que a Palavra de Deus proporciona a todos nós, discípulos de Cristo, está o que concerne...