Grupos pequenos e o discipulado cristão - 1a parte


O discipulado é sumamente necessário para o crescimento saudável do cristão. Gostaríamos de listar neste post algumas vantagens de uma estrutura de grupos pequenos para que o discipulado ocorra de forma adequada.

VANTAGENS DE UMA ESTRUTURA DE GRUPOS PEQUENOS (adaptado - 1a parte)

1- ELA É FLEXÍVEL - Como o grupo é pequeno, ele pode facilmente mudar seus procedimentos ou funções para poder atingir seus objetivos. O ritmo, o tempo, a frequência e duração das reuniões podem ser modificados. Para um processo discipulatório isto é fundamental, a flexibilização.
2- ELA É MÓVEL - Um grupo pequeno pode se encontrar numa casa, num escritório, numa loja ou em qualquer outro lugar. Pode ir também ao encontro das pessoas, não depende de persuadir pessoas a entrarem em ambiente desconhecido pois o encontro é, prioritariamente, informal, o que para o processo discipulatório deve ser altamente recomendável.
3- ELA É INCLUSIVA - Um grupo pequeno pode mostrar uma abertura cativante a todos os tipos de pessoas. Jesus ordenou que todos nós fizéssemos discípulos de todas as nações, de todas as gentes e isto por si só já demonstra a inclusividade de qualquer pessoa que queira aprender aos pés de Cristo e crescer em sua fé.
4- ELA É PESSOAL - A comunicação cristã sofre muito pela impessoalidade. Muitas vezes é tão polida, tão profissional, e por isso mesmo tão impessoal. Todavia, em um grupo pequeno uma pessoa se encontra com outra pessoa; a comunicação se dá a nível pessoal. O discipulado não poderá prescindir deste fator tão importante e prioritário, a comunicação pessoal. Jesus esteve pessoalmente com os doze por três anos, uma vivência diária e constante. Devemos buscar de todas as maneiras o convívio com nossos irmãos pois a mutualidade entre os membros do Corpo de Cristo é amplamente estimulada no NT (veja 1 Co 12).

Queremos ressaltar todavia, que o discipulado um a um é o que buscamos no âmbito da igreja cristã. Cremos que o ideal é que cada cristão mais amadurecido seja um discipulador em potencial de outro cristão que inicia na maravilhosa e gloriosa jornada da vida cristã. O grupo pequeno favorecerá no sentido do ambiente mais acolhedor e informal. Daremos continuidade em mais quatro vantagens dos grupos pequenos em outroa post. Até lá e que o Senhor faça de sua vida querido (a) irmão (ã) um manancial de bençãos para outras pessoas, quer sejam cristãs ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão