domingo, 30 de maio de 2010

Paulo e o discipulado: Algumas lições (1)


A vida do apóstolo Paulo inspira-nos de muitas formas. Acredito que, sem menosprezarmos a qualquer outro dos apóstolos tais como Pedro ou João, vemos em Paulo a expressão quase perfeita do que seja um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Eu disse "quase perfeita" porque não poderemos presumir perfeição em qualquer sentido nesta vida. Mas, como disse o próprio Paulo em Fp 3.11,12: "Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." Paulo, desde sua conversão no caminho de Damasco (At 9) continuará sendo para todos nós, o grande exemplo de dedicação, zelo e amor à causa do Evangelho de Cristo.

Sua humildade foi notória desde o princípio. Submeteu-se aos Senhor e aos demais discípulos aos quais antes perseguira com feroz abnegação (At 8.1-3; 22.4,5; 26.9-11; 1Co 15.9; Fp 3.6; 1Tm 1.12,13). Nestas passagens, faz a humilde confissão de que perseguiu de fato a Igreja. E lemos que, do momento de sua conversão em diante, submete-se aqueles que antes intentara perseguir em Damasco: Ananias (At 9.10-18) e outros discípulos que ali viviam, que lhe foram companhia e lhe ajudaram a fugir da cidade por causa da perseguição que cedo já começava a ser alvo (At 9.19-25).

Fugindo para Jerusalém, tenta sem sucesso ajuntar-se aos discípulos que estavam ali, mas que não acreditavam em sua conversão a Jesus (At 9.26). Então surge a figura benfazeja de Barnabé. Este homem de Deus foi levantado para ajudar a Paulo em seus primeiros passos na fé. Pode-se afirmar que ele foi o discipulador de Paulo, alguém que lhe foi bem chegado, o texto de At 9.27, diz que Barnabé "tomou Paulo consigo" e muito ajudou-o. Levou-o aos apóstolos e testemunhou como Paulo vira o Senhor no caminho de Damasco e como nesta cidade começou a pregar ousadamente em nome do Senhor. Este Barnabé foi um discipulador ideal para o apóstolo Paulo, vejamos as características de Barnabé: segundo At 11.24, era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé e tinha o dom da exortação (v.23); era um homem liberal (At 4.36,37); era uma influência inspiradora (11.25,26); era homem de confiança (11.29,30); tinha visão missionária (13.2). Vemos claramente o caráter deste homem, quando em At 11.25 é dito que ele partiu para Tarso à procura de Paulo. Não era egoísta, compreendeu a chamada de Paulo para a obra de Deus e o potencial que possuía.

Quanto a Paulo, este sujeitou-se ao discipulado de Barnabé. Compreendeu que Deus levantara este companheiro fiel para ajudar-lhe em seus primeiros passos, muito embora na epístola aos Gálatas, Paulo afirme que o Senhor Jesus Cristo mesmo revelara o Evangelho por ele anunciado, ou seja, não fora Barnabé que lhe ensinara isto, mas o papel de Barnabé, foi de ser um companheiro em seus primeiros passos, cuidando de introduzí-lo no círculo dos apóstolos em Jerusalém, o que efetivamente ele o fez como já mencionado (At 9.27) e também na igreja de Antioquia, tornando-se ambos discipuladores daquela numerosa multidão que se convertia a Jesus (At 11.26).

Em próximas reflexões, veremos o que Deus continuou a fazer na vida de Paulo, o que para nós constitui-se, creio, em um verdadeiro manual de discipulado. A vida de Paulo é um exemplo tremendo de sujeição ao Senhor e encerra muitas lições preciosas para nós.

Continue conosco na próxima semana, Deus abençoe você em sua caminhada diária na fé em Jesus, submeta-se inteiramente a Ele como Paulo fez desde o princípio de sua conversão.

Com um sincero Shalom,

Cicero

8 comentários:

disse...

Realemnte a vida de Paulo é um exemplo de Cristão!
gostei muito de seu blog, se quiser visitar o meu ficarei feliz, ja estou seguindo seu blog tbm!

o meu é este aqui: faça uma visita e se senti vontade de segui-lo fica a vontade!
http://mulheresabias.blogspot.com/

cyrus disse...

Já sou seu seguidor Rô, obrigado por sua visita, fica na paz!

Cicero Ramos

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

Como é maravilhoso encontrarmos textos que nos fortaleça na fé, não é mesmo? Parabéns pelo maravilhoso trabalho, muito edificante.
Vivemos dias de tribulações e esfriamento na fé, e muitas heresias onde muitos estão se alimentando de alimentos não sólidos e contaminados sendo assim adoecem espiritualmente se não tratados morrem na fé. Nestes últimos dias tem Deus levantado, homens e mulheres com compromissos de divulgar a palavra de Deus em tempo ou fora de Tempo “Gloria a Deus” . Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar o nosso “blog”:Gostaríamos muito de contar com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

“Mensagem Edificante para Alma”
http://josiel-dias.blogspot.com/


Josiel Dias
Cons. Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

martins111 disse...

Visitei seu blog, gostei. Visite o meu e se gostar podemos fazer uma interação. Um grande abraço na paz e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. http://joaorevela.blogspot.com/

Observatório Teológico disse...

Irmão Josiel obrigado mesmo por suas palavras de estímulo, certamente visitarei seu blog, Deus abençoe sua vida, fique na Paz do Senhor!

Observatório Teológico disse...

Querido irmão João Martins, certamente visitarei seu blog e podemos sim interagir, será um prazer ser seu cooperador. Que Deus ricamente continue a abençoá-lo.

I.P.J.A disse...

Que a Graça do nosso Eterno Pai Criador do Céu e da Terra esteja convosco e sua família.

Nós somos da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, especificamente do JD. AEROPORTO LIMEIRA – SÃO PAULO.
Estamos apenas Divulgando o Amor de Cristo em forma missionária para você e seus familiares.
Com Mensagens, Curiosidades da Bíblia, Pedidos de Oração, Intercessão, Consolo, Testemunhos, Amor ao Próximo, Salvação em Cristo, Músicas Gospel entre outros...
Tudo isso por meio de um site – blog, que por sua vez, é preparado especialmente para você leitor.

Não olhamos placa de Igreja, olhamos para um foco só, que é o Nosso Único e Verdadeiro Deus.

NÓS da Comunidade pedimos que você entre lá e sinta-se a vontade perante o nosso DEUS, deixando comentários e sugestões para melhoria do site.

Também indicamos sites e blogs de outras pessoas e comunidades (igrejas), como de pastores, presbíteros, apaixonados por Cristo... Etc.

Você é Especial para Deus! E como é bíblico, amar o próximo, sempre...

VOCÊ É especial para nós também!

NÃO DEIXE DE ENTRAR! Isso não é algum tipo de Spam ou Coisa parecida.

SEJA TAMBÉM Testemunha Viva do que Deus tem feito para todos nós!
Aí, no caso se você quiser ser parte desta família do Senhor no nosso BLOG, basta nos SEGUIR.

- Sendo na leitura diária, como também ajudando a Divulgar!

Pois só PEDIMOS 1 MINUTO DO SEU TEMPO PARA você acessar.

Sempre lembrando QUE ESTAMOS APENAS DIVULGANDO O NOSSO MINISTÉRIO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!


DESDE JÁ AGRADECEMOS!

DEUS CONOSCO SEMPRE.

I.P.B – J.A

http://upajagaleradecristo.blogspot.com/

Observatório Teológico disse...

Ok, irmãos já estou seguindo o vosso blog, Deus abençoe a todos, fiquem na paz!