Marcas de um Discípulo Autêntico: Testemunho (1)


Gostaríamos de falar sobre o que pode distinguir um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Pensando sobre isso, acho que há uma característica fundamental que destaca-se em relação a outras mais. Essa característica, essa marca é o testemunho.

O testemunho é fundamental na medida em que compreendemos que testemunha é alguém que tem conhecimento de algo e demonstra-o. É alguém que testifica em uma causa. Note:

1) O discípulo de Jesus precisa conhecê-lo pessoalmente;
2) Sua vida deve demonstrar que é certo o que ele fala sobre Cristo;
3) Ele deve dizer tudo o que sabe acerca de Jesus Cristo que possa favorecer Sua causa.

Este último, o falar a favor de Jesus só alcançará efetividade na medida em que as outras duas sejam realidades tangíveis na vida do discípulo.

Tanto no AT como no NT existe esta palavra, de que o servo de Deus na realidade é sua testemunha (Is 43.10; At 1.8).

Você já deve ter percebido que, se sou testemunha e se devo testemunhar, isto é, falar sobre Jesus Cristo então estamos falando de evangelização. O plano de Deus para todo crente, para todo discípulo de Jesus é de que sejamos suas testemunhas. Para isso o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos reunidos no cenáculo porque segundo Jesus falara em Atos 1.8, eles deveriam receber o poder para então testemunhar.

Portanto, ressalte-se de que ninguém pode dizer que é verdadeiro discípulo de Cristo Jesus se não testemunhar. E ninguém pode testemunhar eficazmente se sobre ele não tiver descido o poder do Espírito Santo.

Creio que, baseado nas evidências neotestamentárias, o fator que tornou aqueles primeiros crentes em Jesus bem sucedidos em seu testemunho foi a alta consideração para a orientação apostólica no que tange ao ministério do Espírito Santo. Isto está tão interrelacionado que Jesus falou em Mateus 10.19, 20 que, se porventura fossem levados perante as autoridades , não deveriam preocupar-se sobre o que falariam porque naquela mesma hora o Espírito Santo lhes concederia o que haveriam de falar, ou seja, de testemunhar.

Assim, o testemunho, reputo como o distintivo primordial em nossa vida cristã. Não estaríamos aqui se alguém não falasse de Jesus, se alguém não proclamasse, se alguém não testemunhasse.

Discípulo de Jesus, você e eu, façamos do testemunho nosso principal identificador. Conhecer a Cristo pessoalmente, demonstrar isto em sua vida cotidiana e falar para outros que não o conhecem é realmente prioritário. Lembremos do que disse Pedro em sua primeira epístola "...para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (2.9).

Então, que Deus abençoe você e o seu testemunho.







Comentários

Que a paz de Cristo seja derramada sobre sua vida sempre... parabens pelo blog, muito edificante, que Deus continue te abençoando sempre, visite meu blog passa lá e comenta... te vejo por lá - abraço, Sheivison.

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão