Marcas de um Discípulo Autêntico: Mansidão (3)


Falaremos nesta oportunidade sobre a terceira marca ou característica que atesta um legítimo seguidor de Jesus Cristo, a mansidão. Jesus disse em Mateus 11:29: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."

Como uma das sublimes características da personalidade do Senhor Jesus, a mansidão é definida como uma atitude interior, do coração, enquanto a gentileza se expressa antes por meio de ações externas. A mansidão é parte componente do fruto do Espírito conforme Gl 5.23 e é produzido somente por meio do Espírito Santo. Portanto, é um estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre o seu temperamento e atitudes.

Os mansos não se ressentem com a adversidade. Entendem que tudo concorre para o bem (Rm 8.28) e assim, tudo aceitam como parte do propósito amoroso de Deus para suas vidas pelo que também aceitam as injúrias dos homens. O apóstolo Pedro em sua primeira epístola cap. 3 atesta que devemos sim cultivar a mansidão e não pagar mal por mal ou injúria por injúria a exemplo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Esta marca na vida do discípulo de Cristo é uma das que mais confirmam sua condição de aprendiz do divino Mestre pois Jesus fala enfaticamente, "aprendei de mim." O apóstolo Paulo, recomendando ao seu jovem obreiro Timóteo, disse que se deve repreender ao irmão que erra com mansidão (2 Tm 2.25) e também ter este mesmo espírito quando estamos tratando uns com os outros (Ef 4.2).

Portanto, devemos considerar com toda diligência, em nosso caminhar com Jesus Cristo, se realmente estamos aprendendo com Ele a mansidão. Ela é fundamental em nossos relacionamentos e é fundamental como parte de nosso testemunho. A mansidão é marca distintiva do cristão.

Minha oração é para que você aprenda a ser manso. Como Jesus. Devemos imitá-lo em tudo. Como você tem reagido em face das injúrias? Você tem tido uma postura digna de um seguidor do humilde carpinteiro de Nazaré?

Medite nesta marca nesta semana, veja o que diz a sua Bíblia a respeito e que Deus possa ajudá-lo nesse mister. Ele te ama e quer moldar seu caráter para que vez mais possa ser como Jesus.

Fique na paz do Senhor!

Comentários

Graça e paz!
“Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz. Um abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão