Marcas de um Discípulo Autêntico: Serviço (5)


Jesus Cristo viveu uma vida de inteiro serviço a Deus conforme nos afiançam as Escrituras. No livro do profeta Isaías, o capítulo 53 é conhecido como a passagem do Servo Sofredor. O seguidor sincero de Jesus há de compreender que seu Mestre e Senhor foi um servo na plena acepção da palavra.

Sendo desta forma, todo discípulo de Cristo, tomando-lhe como exemplo supremo, deverá da mesma maneira evidenciar esta marca identificadora em sua vida. Filipenses 2.7 sem meias-palavras afirma categoricamente que Ele tomou a forma de servo. A magistral passagem do lava-pés em João 13 declara o caráter de serviço que Cristo assumiu plenamente e com toda humildade. E é nesta passagem que Ele deixa o ensinamento de que assim como Ele, sendo Senhor e Mestre, efetuou a lavagem do pés dos discípulos (incluindo Judas Iscariotes), também da mesma maneira deveríamos ter igual intenção e serviço uns com os outros.

Em Filipenses 2.4 Paulo ensina que não devemos cuidar apenas de nossos próprios interesses, mas de igual modo, deveríamos cuidar dos interesses dos outros. Desta forma, fica bem claro de que um legítimo seguidor de Cristo é um servo, alguém que foi chamado pelo Senhor para imitá-lo, procurando de todas as formas o bem estar de seu próximo.

Este serviço em favor de outrem é movido pelo amor, porque pode ser que alguém seja um servo mas sua motivação é farisaica, no sentido de que espera o aplauso dos outros, é um serviço prestado inteiramente por esforços humanos. Seu fim é a glorificação do próprio indivíduo.

Sejamos servos por amor. Esta marca de um discípulo autêntico gera a humildade em nosso ser porque visamos o bem dos outros em detrimento até, muitas vezes, de nosso conforto próprio.

Foi desta forma que Jesus andou entre nós e é assim que Seus discípulos devem andar. Não há outra maneira porque somos seus seguidores e, portanto, imitadores.

Amado servo de Deus, que Ele abençoe sua vida nesta semana e você possa ser inteiramente servo por amor assim como Ele te serviu, morrendo na cruz do Calvário por ti. Amém.

Comentários

Obrigado pela visita em meu blog.
Que Deus abençoe Você.
Realmente o verdadeiro discípulo antes de tudo deve ser servo e também prestar o serviço não só por status mais entendendo que Deus o quer ali por um motivo maior o crescimento do reino.
Obrigado pelo incentivo, oremos então mutuamente a fim de que tanto o blog de vcs como os meus possam glorificar a Cristo tão somente, objetivando,como disseram-me, o crescimento de Seu Reino.

Cicero Ramos

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão