domingo, 31 de janeiro de 2010

Casamento feliz por meio do discipulado cristão


Muitos problemas na vida de pessoas casadas, que são seguidoras de Jesus Cristo, poderiam ter uma considerável diminuição e até a eliminação dos mesmos se atentassem para uma vida de autêntico discipulado. Cremos que o discipulado autêntico promove uma vida feliz para o casal cristão. No discipulado autêntico, o casal encontra as diretrizes divinas que lhes proporcionarão a superação de naturais dificuldades que podem ocorrer.

Estas dificuldades podem se acumular e podem ser de diversos tipos: comunicação entre marido e mulher pode estar com algum comprometimento, questões financeiras e profissionais, criação de filhos, relacionamento sexual. No aprendizado que temos com Jesus e nos relacionamentos entre os membros do Corpo de Cristo, temos um porto seguro para encontrarmos a graça de Deus para enfrentarmos os problemas e sermos vitoriosos.

Nunca é demais lembrar que o mundo pressiona sobre os discípulos de Cristo sua influência durante as 24 horas do dia (1Jo 2.15-17). Além de tudo, temos uma natureza pecaminosa que deve ser vencida constantemente. Jesus declarou de que devemos negar-nos a nós mesmos cada dia (Lc 9.23). As sutilezas de Satanás também não podem ser menosprezadas (2 Co 2.10,11). Assim, temos que ter a sabedoria de estar em uma igreja em que exista a possibilidade de comunhão por meio de um discipulado autêntico.

O casal cristão é assediado por todos estes fatores. Também deve-se considerar as diferenças naturais entre os cônjuges, principalmente no que tange ao desenvolvimento espiritual. Cremos que na própria vivência devem continuamente cultivar a ministração mútua da Palavra de Deus. Isto porque, o Senhor deixou as diretrizes necessárias a fim de que o casal viva de maneira harmoniosa e feliz. Não negando a existência de problemas, mas sobretudo, dialogando à luz da Palavra divina para que o Espírito Santo os oriente na busca das soluções.

Externamente, o casal pode e deve reunir-se com outros casais cristãos para troca mútua de experiências porque o diálogo acerca de problemas comuns tendo a Bíblia como fonte de soluções pode tremendamente ajudar a todos que crêem na eficácia do poder de Deus.

O isolamento não é bom. A Bíblia diz: Quem vive isolado busca seu próprio desejo e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18.1 – Almeida Séc. 21). No discipulado autêntico, procuramos enfatizar a vida de Jesus como nosso exemplo supremo. Os dilemas do casal que inevitavelmente ocorrerão, serão melhor trabalhados quando somos de fato discípulos de Jesus Cristo, submetendo-nos voluntariamente ao Seu jugo e em estreita comunhão com outros membros do mesmo Corpo (1 Co 12.12-31).

Deus em Sua maravilhosa graça provê recursos infinitos para o casal. Satanás assedia de contínuo a família cristã, mas o Nome de Jesus é suficiente para esta vitória que já nos foi garantida no Calvário (Cl 2.15).

Agora, necessário se faz aplicar esta vitória na vida do casal e da família como um todo. Não despreze o discipulado de qualidade, porque o crescimento é imprescindível a todo cristão e através do aprendizado de Cristo, teremos também uma vida de casados devidamente bem ajustada em todos os seus nuances.

Que o Senhor abençoe ricamente seu casamento, Amém.

Nenhum comentário: