O discípulo de Jesus vivendo em um mundo mutável


Há uma característica deste mundo que salta aos olhos de todos que param e refletem um pouco com o que está em sua volta. É o fato de que vivemos em um mundo mutável. Tememos com isso estar sendo redundantes em falar deste aspecto que para muitos está mui evidente. Esta mutabilidade se contrapõe à imutabilidade da eterna Palavra de Deus. Esta mutabilidade muitas vezes conspira contra a vivência de um autêntico discipulado cristão. Esta mutabilidade precisa ser entendida para que vivamos realmente de acordo com a Bíblia Sagrada.

O discípulo de Cristo está em uma constante tensão entre a verdade imutável de Deus e mundo mutável em que vive. Muitas mudanças ocorreram no mundo desde que Jesus Cristo por aqui esteve. Transformações que foram levadas a cabo pelo próprio Evangelho de Cristo. Muitos conheceram a Jesus no decorrer dos séculos. Mas junto a isso, o joio do inimigo foi sendo semeado neste mundo de maneira que a iniquidade continuou o seu curso. O humanismo cresceu, a ênfase foi mudada, tudo centraliza-se agora no homem. A perspectiva teocêntrica foi mudada para a perspectiva antropocêntrica. Deus foi tirado do centro. Esta é cosmovisão basilar em que estamos mergulhados.

O Evangelho deve continuar a ser pregado e vivido em sua integralidade, isto é, tendo Deus como o centro. Por isso, nós, que seguimos a Jesus devemos nos empenhar em testemunhar e viver à semelhança do Senhor, porque se vivermos como os homens do mundo vivem, o impacto da mensagem será negativo. Se não mostrarmos por palavras e obras o quanto o Evangelho é poderoso para transformar o coração pecaminoso do ser humano, estará simplesmente sendo validado o humanismo que nos cerca.

Este mundo não tem um centro estável, não há estabilidade para o homem em sua vida enquanto viver de acordo com os parâmetros duvidosos das filosofias humanas. Ao contrário, a Palavra de Deus diz assim: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hb 13.8).

O discipulado acontecerá em meio a um mundo mutável. Constantes e avassaladoras mudanças estão em curso ao nosso redor, de maneira que devemos demonstrar a precariedade de uma vida vivida em conformidade com padrões anti-Deus, mas que uma vida pró-Deus nos manterá estáveis no todo de nossa vida. Segurança plena é proporcionada por estarmos seguindo a Jesus Cristo.

Que possamos viver e anunciar esta mensagem. Em um mundo mutável, a imutabilidade da Palavra de Deus, a validade de seus princípios, assegurará a todo aquele que obedece a libertação da ansiedade que nos é trazida pelo modus vivendi mundano.

Fique então com esta palavra: "Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente e fortalecei-vos" (1Co 16.13). Este é o padrão de vida do discípulo de Cristo em um mundo mutável, Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão