Características dos pais espirituais


Não estamos a defender que um pai espiritual tenha que ser um "gigante espiritual". Para que possa treinar a outros nos caminhos da fé cristã, devemos entender que nenhum de nós é um produto acabado. Estamos todos na mesma senda de aprendizado, e compreendamos juntamente de que alguns, obviamente, já têm uma caminhada mais aprofundada, têm mais "quilômetros rodados" na companhia de Jesus. Deus usa pessoas comuns. Deus quer usar você e quer usar a mim para que possamos ajudar a outros a crescerem em direção à maturidade conforme os desígnios de Deus para os Seus filhos.
Jesus expressou o melhor modelo de pai espiritual. Ele andou aqui na terra na companhia de seus doze discípulos e sabia melhor do que ninguém de que os valores do Reino eram melhor aprendidos na prática do que na teoria. Jesus ensinava magistralmente por meio de experiências comuns do cotidano enquanto deslocavam-se de uma localidade a outra. Ele esteve inteiramente acessível aos seus discípulos nos três anos em que estiveram juntos. Os discípulos puderam aprender em primeira mão várias nuances e facetas do Reino de Deus e sua aplicabilidade na vida diária. O exemplo e a demonstração de Jesus fazia com que aqueles doze homens aprendessem ativamente acerca do Reino de Deus.
Assim, é necessário que sejamos pais espirituais que, à semelhança de Jesus Cristo, labutem por perpetuar um legado santo sobre o que significa ser filho do Reino. Seguem cinco características que todo pai ou mãe espiritual para que guie adequadamente seus filhos espirituais.

1) PAIS ESPIRITUAIS DÃO O EXEMPLO - Porque para crescer em Deus, precisamos de alguém que fale às nossas vidas.

2) PAIS ESPIRITUAIS DÃO AOS FILHOS UM SENTIDO DE IMPORTÂNCIA - Porque um dos alvos de um pai é empenhar-se em desenvolver valor próprio saudável em seu filho.

3) PAIS ESPIRITUAIS VÊEM O POTENCIAL - Porque a responsabilidade de um pai ou de uma mãe é reconhecer os traços não desenvolvidos em um filho ou em uma filha e ajudá-los a traçar metas e a usar e desenvolver seus dons agora para que Deus possa usá-los mais plenamente no futuro.
4) PAIS ESPIRITUAIS ESTÃO DISPONÍVEIS - Porque pais e mães espirituais são indivíduos altruístas e deverão fazer todo possível para estar acessíveis e disponíveis aos seus filhos.
5) PAIS ESPIRITUAIS PARTILHAM - Porque partilhar significa dar ao outro o que temos e somos. Por meio do ensino e influência de um pai espiritual, ele está partilhando com o seu filho espiritual.


Irmãos, nossas igrejas hoje no Brasil e em muitos lugares do mundo carecem de pais e mães espirituais que tenham estes característicos
, que proporcionem o pleno desenvolvimento de seus filhos espirituais. Se em pais, humanamente falando, devem ser imprescindíveis tais característicos, ainda mais no tocante a pais espirituais que têm a grande responsabilidade e privilégio de imprimir o caráter de Jesus em seus filhos. O verdadeiro discipulado depende da mentoria espiritual, da paternidade espiritual. Oro para que a Igreja de Jesus possa experimentar a benção da paternidade espiritual em sua plenitude. Se de alguma forma estes artigos têm falado com você meu irmão, não deixe de postar o seu comentário. Que a alta mão do Senhor seja sobre a sua vida hoje e sempre onde você estiver!

(Nota: As características dos pais espirituais, com pequenas adaptações, foram extraídas do excelente livro "O Clamor por Pais e Mães Espirituais" de Larry Kreider publicado por Ministério em Células no Brasil)

Comentários

Ok meu irmão é com alegria que recebo seu comentário que para mim é um grande incentivo, já estou indo em seu blog, Deus te abençoe ricamente e passa sempre por aqui serás sempre benvindo!

Cicero
Doutrina Cristã disse…
Feito a imagem do meu pai, andava na presença dele, e nada me faltava; e na inocência, tinha o seu amor. Mas eis que veio o tempo do conhecimento do bem e do mal, e profeticamente, passei a experimentar minha realidade espiritual ...

Caro Cicero. vou seguir seu blog.
peço que faça uma visita no nosso e siga-nos tambem

fique na paz

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão