Dúvidas em relação ao nosso dia-a-dia, como proceder


Carecemos, como seguidores de Jesus, de ter uma vida de oração constante. Isto porque dúvidas nos assaltam a cada momento: Pode ser sobre a escolha de uma profissão, sobre o novo emprego, sobre o futuro cônjuge, sobre algum investimento, sobre o lugar para morar, a igreja onde vai congregar, qual curso fazer, enfim são muitas as variáveis. Como decidir com sabedoria então?

Deus promete nos dar esta direção. Em Sua Palavra no livro de Isaías, Ele diz: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor" (Is 55.6,8). Também lemos no Sl 32.8: "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com meus olhos."

Quando oramos, o nosso coração fica sensível a direção que será consignada pelo Senhor. Não é pecado ter dúvidas sobre o que devemos fazer. Logicamente, se constituiria pecado se, diante das claras instruções da Palavra de Deus, sobre o pecado, por exemplo, o crente ficasse com dúvidas. Mas, de outra forma, em assuntos variados da vida, é até saudável que ele tenha suas interrogações para que ele busque direção correta de Deus.

Invocando a Deus, como fala Isaías, poderemos saber seus caminhos que são muito mais excelentes que os nossos. Buscando unicamente a Ele quando dúvidas nos assaltarem, ele nos instruirá no caminho que devemos seguir e nos guiará, como diz o salmista.

O inimigo de nossas almas é cruel e covarde. Lança dúvidas em nosso coração, principalmente no tocante à Palavra de Deus. Não devemos em nenhum momento duvidar dos oráculos divinos exarados na Bíblia. Não devemos aceitar as dúvidas sobre o conselho divino, porque o mesmo é imutável (Hb 6.17). Mas, também creio que Satanás usa as indagações naturais que temos por tantas coisas de nossa existência para que passemos a duvidar do cuidado de Deus por nós. Aqui, mais do que nunca, o discípulo fiel do Senhor haverá de estar apegado nas promessas da Bíblia. O Senhor é fiel.

Não temas amado irmão, quando dúvidas variadas te assaltarem. Leve-as a Deus. Apresente ao Senhor o que está aí dentro de seu coração. E descanse em suas promessas. É um lugar comum dizer assim, mas, tome posse plenamente das promessas de Deus!

O melhor lugar do discípulo em que possa estar é o seu lugar de oração. Busque a Deus. Converse com Ele abertamente sobre suas dúvidas. Ele não te deixará sem resposta, porque até mesmo o silêncio divino é resposta concedida de Sua parte.

Faça o bem à sua alma hoje. Ore ao Senhor e derrame suas indagações diante d'Ele. Você verá o quanto o Senhor te ama, porque ele não faz e nunca fará ouvidos moucos as ansiedades da alma que o busca.

"Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza. Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra. Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscam, me acharão. Riquezas e honras estão comigo; assim como bens duráveis e a justiça"

Pv 8.14-18

Deus é aquele que te dá a verdadeira sabedoria, livrando-te das dúvidas que te assaltam e perturbam. É Ele quem te dará o direcionamento que você tanto precisa. Cuidado para não confiar em seu próprio coração. Não é um guia confiável, pois enganoso é (Jr 17.9). Cuidado também para não confiar nos homens, fazendo destes o seu amparo e afastando o seu próprio coração do Senhor (Jr 17.5).

Que você possa ponderar hoje e sempre sobre essa verdade. Deus, o Senhor, te abençoe muitíssimo.

Comentários

Anônimo disse…
Graça e paz irmão!
No nosso dia-a-dia devemos colocar todas as dúvidas, medos, anseios, projetos, ... tudo diante do Senhor. Quando fazemos isso nos sentimos confiantes, tranquilos e tudo flui muito bem. Aprendi a colocar tudo diante do Senhor e tenho sentido o seu carinho, a sua ajuda, a sua proteção. Deus é maravilhoso e quer estar presente em todos os momentos da nossa vida, ser nosso amigo intimo. Experimentar a presença do Senhor em todos os momentos da nossa vida, em todas as situações do dia-a-dia é muito gratificante!

Que o Senhor te abençoe e te proteja.
É verdade querida irmã em essência seu comentário resume o que escrevi, que bom sua participação que muito nos estimula, aguardo seu retorno, Deus a abençoe.

Cicero Ramos

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão