Discipulado da porta estreita ou da porta larga?


"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7.13,14)


Temo que muitos nos dias de hoje estejam procurando um discipulado que tramita pela porta larga. É é tão larga que desemboca no caminho largo. E é dessa forma que se encaminham para a não-vida. Porque o discipulado da porta estreita e do caminho estreito tem a marca da VIDA! Vida em Jesus.

O desconhecimento dos pressupostos deste discipulado no meio cristão são gritantes. Crentes que não obedecem à Palavra de Deus em sua integridade, estão entrando pela porta larga. Crentes que ainda permanecem com algum pecado predileto em suas vidas, estão entrando pela porta larga. Crentes que não fazem mais distinção entre os caminhos de Deus e os caminhos do mundo, estão entrando pela porta larga. Crentes que não consagram mais inteiramente sua vida ao Senhor, já entraram pela porta larga e andam no caminho largo.

Devido ao abandono dos princípios das Escrituras, muitos hoje estão tendo um discipulado às avessas. Afinal, ser discípulo é ser aluno do melhor Mestre que pode o ser humano ter, o Senhor Jesus Cristo. Aprender dEle a cada dia e sendo assim transformados em nossa interioridade. Cada dia mais sendo parecidos com Ele. E, consequentemente conhecendo a Deus mais e mais.

O Catecismo de Westminster indaga em sua primeira pergunta: Qual é o fim supremo e principal do homem? A resposta é: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre. Há uma suprema finalidade na existência humana e é a tremenda realidade de glorificar a Deus e alegrar-se na Sua santa Presença. A vida de muitos ditos cristãos não é exatamente abundante como Jesus prometeu (Jo 10.10) porque, ao optarem em entrar na porta larga e andarem no largo caminho, perdem tudo o que teriam se escolhessem a opção correta.

Por isso torna-se tão fundamental o discipulado do caminho estreito, após ter entrado o discípulo pela porta igualmente estreita. Esse é o caminho que leva à verdadeira vida. E nisso, não existe meio-termo. Não existe negociata ou barganha com Deus. Não existe atalho.

Ser discípulo não é fácil. Porque andar em um caminho apertado também é difícil. É com dificuldade que se passa por uma porta estreita, diminuta e agora deve-se manter no caminho proposto sem jamais cair na tentação de transferir-se para um caminho mais largo, logo, confortável e com muitos atrativos, com uma paisagem agradável aos olhos, mas que ao final conduzirá a um destino irremediável.

Considere seriamente sua vida com Jesus, faça um profundo exame (2Co 13.5). Estás sendo um real discípulo dEle? Ou tu pensas que és discípulo, que és Seu aprendiz, mas te desviastes do bom e difícil caminho estreito para saciares teus apetites no aparentemente bom e fácil caminho largo do mundo?

Devemos permanecer na fé que de uma vez por todas nos foi dada (Jd 3). Aqueles que escolhem viver nessa fé bíblica, verdadeira e sem mistura de qualquer espécie, sabe o que o Senhor Jesus disse em João 16.33, de que teríamos aflições no mundo e também o que o apóstolo Paulo escreveu em 2 Timóteo 3.12 de que todos os discípulos de Cristo, que querem viver de uma maneira piedosa, que porfiam em viver de maneira santa, que agrada a Deus, certamente sofrerão perseguições.

Esse é o caminho estreito do discipulado da porta estreita. Considere isso nessa segunda semana de 2012 que está se iniciando para que o Nome do Senhor seja glorificado em sua vida.

Que o Senhor da glória te abençoe muitíssimo.

Comentários

Natali Brust disse…
Li tudinho. Gostei!!! Nossa geração está fazendo suas escolhas. O caminho está largo, porque tb queremos carregar conosco um monte de quinquilharia. Que Deus nos ajuda a caminhar com simplicidade. Eu quero um par de tênis só eheheheheh
Sim, por isso o cuidado que devemos ter para não sermos levados pelas tendências que vemos ao nosso derredor, mas ficar unicamente com o que diz a Palavra de Deus. Natali, obrigado por sua honrosa presença aqui, Deus abençoe vc muitíssimo!
Q a nossa escolha esteja sempre no foco maior. Cristo é o alvo, e onde Ele está é onde nós devemos ir... Portanto, q saibamos entrar c/ ousadia neste Caminho e + q isso, q jamais venhamos a nos desviar dele. Paz e bem maninho... Deus continue t capacitando p/compartilhar da Palavra...
Obrigado Joziane, honrado por sua presença aqui, que o Senhor te abençoe muitíssimo e te capacite igualmente, fique na PAZ!

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão