domingo, 7 de novembro de 2010

O lado oculto de todos nós, discípulos de Cristo


Muitas pessoas acham que por sermos seguidores de Cristo, você e eu estamos isentos de errar, de falhar, de pecar. Muitos acham que ao passarmos a seguir a Cristo e a seu ensinamentos, estaremos como que "vacinados" contra e qualquer iniquidade. Ledo engano! Pois ainda continuamos a ser seres humanos. Não fomos "abduzidos" isto é, levados para um reino místico de paz e amor onde estaremos incapacitados para o mal. Não. Somos agora discípulos de Jesus. Entregamo-nos ao seu aprendizado. Todos os dias. Todas as horas. A cada momento. Porém, entendamos que a capacidade para o mal e o pecado permanece latente. Ainda estamos em um mundo que se opõe a Deus e à Sua vontade (1 Jo 2.15-17) e que por isso mesmo jaz no maligno (1 Jo 5.19).

Vejamos os discípulos de Jesus. E especificamente a Pedro. No capítulo 16 do Evangelho de Mateus, vemos como ele magistralmente declara que Jesus Cristo era o Filho do Deus vivo (v.16). Um pouco depois, miseravelmente repreende ao Senhor Jesus por Ele ter declarado Sua paixão e morte (v.22). E o Senhor o repreende sem meias palavras: "Para trás de mim Satanás!" (v.23). Pedro deixara sua boca ser instrumento do diabo para opor-se à obra de redenção que Cristo breve realizaria na cruz. Estejamos precavidos, vigilantes, pois o Inimigo pode sim nos instrumentalizar para sermos empecilho aos propósitos de Deus, mesmo sendo agora Seus filhos.

O pecado na natureza humana é congênito. Nossa carne (ou seja, a nossa natureza) é pecadora. Deus intenta nos transformar para a cada dia sermos conforme à imagem de Seu próprio Filho. Ele intenta nos despir do velho homem que está escravizado a desejos maus e enganadores (Mt 15.18-20; Mc 7.20-23), deseja renovar nossa mente, deseja nos revestir do novo homem criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade (Ef 4.22-24).

Ainda somos capazes de mentir, de abrigar ira no coração, de roubar, de falar palavrões, de sermos imorais, de nos prostituirmos, de sermos indecentes, de sermos devassos, avarentos e idólatras (Ef 4.25-32; 5.1-5). Tudo isso é passível de realizar-se, mesmo em nossa caminhada com o Senhor Jesus.

Por isso, reveste-se de capital importância um discipulado autêntico. Onde discipulador e discípulo estejam caminhando na dependência total do Espírito Santo. Onde possam caminhar numa santa interação para que haja um crescimento saudável naquele que está sendo alvo do discipulado (mas que também suscita muitas bençãos na vida do discipulador, pois ele também igualmente cresce na direção de Deus).

Que esteja bem nítido para todos: Continuamos pecadores. Temos capacidade para o mal. Somos suscetíveis ao erro. Pedro também cometeu um outro grande pecado quando negou ao Senhor. Mentiu. Foi hipócrita. Mas o Senhor procurou restaurar seu discípulo de forma plena após ter ressuscitado dentre os mortos. Mostrando assim que Ele, o Senhor, está muito disposto a operar em nós a restauração pelo Seu Espírito. Devemos nos arrepender e contritos buscar Sua Presença para recebermos perdão e purificação caso venhamos a incorrer nos caminhos do pecado: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).

Traga agora este lado oculto de sua alma aos pés de Jesus. Confesse a Ele sua iniquidade. Peça misericórdia por suas faltas. Rogue o perdão de seus pecados. O sangue de Jesus é suficientemente poderoso para lhe purificar de todo mal (1 Jo 1.7).

Desejo do fundo de meu coração uma ótima semana para você na Presença doce de Jesus Cristo. Faça tudo para agradá-Lo. E saibas que há perdão n'Ele disponível para ti caso venhas a cortejar o mal. Em o Nome de Jesus, amém!

Um comentário:

Carlos Carvalho disse...

A Paz meu Irmão,
Parabéns pelo Blog. É um belo trabalho que está realizando aqui. Já estou seguindo!

Quero aproveitar pra lhe convidar a visitar e também seguir meu blog. Será uma honra tê-lo como leitor. Seus comentários também serão sempre muito bem-vindos.

www.afamilianarocha.blogspot.com
www.cristinaalvescantora.blogspot.com