O discípulo como imitador de Cristo


A palavra imitador é derivada de imitação significando, segundo o dicionário Aurélio "representação ou reprodução de uma coisa, fazendo-a semelhante a outra." Imitar é "fazer ou tentar fazer exatamente o que faz uma pessoa; tomar como modelo; reproduzir; repetir."

A vida do autêntico discípulo de Jesus Cristo, forçosamente se caracterizará pelo crescimento em piedade. Esta piedade é ensinada na Bíblia em seu aspecto geral, mas também é adquirida através da imitação da vida vivida por Jesus como relatada nos Evangelhos.

"Sede pois, imitadores de Deus, como filhos amados." Assim o apóstolo Paulo, grande servo de Deus, recomenda-nos em Ef 5.1. Mas igualmente, ele recomenda a imitação de sua vida porque ele imitava a Cristo: "Sede meus imitadores, como também eu de Cristo" (1Co 11.1 e também 1Co 4.16; Fp 3.17; 4.9; 1Ts 1.6). Notemos a estatura espiritual deste homem de Deus. A exortação para imitá-lo procede inteiramente, sendo Paulo quem era, reconhecido em sua vida de piedade, de devoção ao Senhor, de andar com Deus, até pelos principados e potestades da maldade (vide At 19.15).

Também notamos da parte do escritor aos Hebreus, uma exortação para que seus leitores imitassem seus líderes: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (Hb 13.7).

Tomás de Kempis (1379? 1380? - 1471), monge alemão, escreveu o livro Imitação de Cristo onde há várias exortações que estimulam a vida espiritual e a comunhão mais profundas com o Senhor. Em todos estes exemplos, o que devemos destacar é que temos que ter um modelo de piedade, um modelo de vida, um modelo de amor vivido na prática com o intuito de neste modelo nos espelharmos.

Este modelo está unicamente na Pessoa de Cristo. Na sua última noite com os discípulos antes de ser preso, Jesus lavou-lhes os pés, numa grandiosa lição de humildade. Depois disse: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13.14, 15).

Alguém já observou muito bem que um dos maiores problemas que afetam a fé cristã é o Evangelho não vivido. Ou, também poderíamos dizer, é outro evangelho que quase nada tem de Cristo, pois não o toma como modelo, não reproduz ou não repete suas atitudes. A maior necessidade hoje é de homens e mulheres, discípulos de Cristo, que Lhe sejam semelhantes, que O tomem como exemplo supremo para suas vidas.

Tenho com muitas dificuldades procurado este caminho de imitação de Cristo. Quero imitá-lo. Anseio viver como Ele viveu. Ele é o meu modelo. Preciso imitá-lo porque o discipulado se caracteriza exatamente em cada vez mais sermos como Ele. Em andarmos como Ele andou. O Espírito Santo trabalha continuamente para formar em cada um de nós a imagem de Cristo.

Tenha nesta semana o propósito de em tudo imitar a Cristo. O Espírito Santo lhe ajudará neste mister. Amém!


Gostaria de desculpar-me por ter ficado
por mais de uma semana sem postar, mas
perseveraremos em manter a regularidade
de um texto sempre aos finais de semana.
Obrigado por sua fidelidade em estar
conosco, fique na Paz do Senhor!





Comentários

Alzira Sterque disse…
Para ler online o livro A IMITAÇÃO DE CRISTO, de Thomas Kempis, uma tradução. Leia grátis na bookess.com/
irmão parabens por esta postagem, Deus te abençoe.
Unknown disse…
Obrigado irmão Reinaldo, igualmente o Senhor possa cobrí-lo de bençãos sem medida.
Unknown disse…
Obrigado pela dica irmã Alzira, fica na Paz do Senhor!
Amado Irmao Cicero Ramos, a graça e paz do Senhor Jesus, alegro-me em ver teu blog e sabias colocações e bem explicado biblicamente. que Deus te de a cada dia mais e mais benção para ensinar a palavra. visite meu blog http://abibliacompastorpaulo.blogspot.com/
serei seu seguidor
Anônimo disse…
Excelente postagem irmão! Que Deus continue te abençoando. Obrigada! Graça e Paz!
Obrigado Pastor Paulo pelo comentário e pelo incentivo, um abraço fique na Paz!

Cicero Ramos
Obrigado Sonia pela visita e comentário, Deus igualmente possa te abençoar, fique na Paz!

Cicero Ramos

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão