O discípulo e a vigilância em todas as coisas


Devemos considerar com seriedade máxima e ponderar em oração, as recomendações da Palavra de Deus sobre a vigilância. Vejamos algumas dessas passagens:

Mateus 24.42,43: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso senhor.”

25.13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”

Marcos 13.32-37: “Mas, daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.”

Lucas 21.36: “Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé diante do Filho do homem.”

Apocalipse 16.15: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.”

Nestas passagens, Jesus mesmo é quem nos exorta à vigilância em relação ao seu breve retorno. Como discípulos seus, devemos ansiar por este encontro, onde para sempre estaremos com o Senhor (1 Ts 4.17). O discípulo de Cristo deve encontrar-se em prontidão. Cuidando como vive sua vida para que o dia de Cristo não o surpreenda. Vendo a cada dia e ponderando os acontecimentos ao seu redor. Um olho na Bíblia e outro nos noticiários. Confirmando o que Jesus disse que “…quando estas coisas (guerras, catástrofes naturais, incremento da maldade, etc) começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21.28).

Outras passagens que devemos ponderar acerca da vigilância:

Mateus 26.41 (Mc 14.38): “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

Atos 20.31: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.”

1 Coríntios 16.13: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.”

1 Tessalonicenses 5.6: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.”

1 Pedro 4.7: “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”

5.8: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

Nestas outras recomendações, a vigilância está relacionada com a sobriedade que devemos ter na vida cristã. Ser sóbrio é ser moderado. É ser temperante. A vigilância com os apelos de nossa natureza carnal (Gl 5.16-21), a vigilância com o que vem do mundo (1 Jo 2.15-17), a vigilância com as sutilezas de Satanás (2 Co 2.10,11; 1 Pe 5.8). O cuidado com nossa vida de oração, o fortalecimento que provém da Palavra de Deus e da comunhão com outros discípulos de Cristo. Tudo isto deverá ser seriamente considerado por cada um que segue a Cristo. Prudência na maneira como vivemos, procurando em tudo agradar ao Senhor (2 Co 5.9) e empenhando-se em dar um bom testemunho (1 Tm 3.7), deverá ser nossa prioridade.

Assim, considere como você tem vivido sua vida presente. Você tem vigiado, cuidando diligentemente com o todo de sua vida? Você tem vigiado, procurando viver uma vida santa, agradável a Deus e assim estando pronto para quando Jesus vier lhe buscar?

Discípulo de Jesus considere a recomendação da Palavra de Deus: Vigie, esteja alerta. Jesus breve vem. Você está vigiando, pronto para encontrar-se com Ele?

Que o Senhor te abençoe e te guarde; que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz (Nm 6.24-26).

Comentários

Coloque uma proteção forte ao redor de seus sentidos. Eles são os campos de pouso de Satanás, especialmente os olhos e os ouvidos."William Gurnall."
Deus continue lhe abençoando.Espero sua visita.
SUSY HART- disse…
sEU BLOG É EDIFICANTE!!!
DEUS O ABENÇOE!!!SE QUISER ME VISITAR...http://susyhart.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão