Reflexões sobre a final da Copa do Mundo.....


A Copa do Mundo de Futebol 2010 ganha pela seleção da Espanha, nos ensinou a lição de que nem sempre quem começa mal, necessariamente termina mal, tanto quanto seu oposto, quem começa bem e continua bem pode terminar mal. Foi isto exatamente o que aconteceu com a seleção espanhola: um começo decepcionante, perdendo seu jogo de estréia, mas foi recuperando-se bem no decorrer da competição e terminou campeã do mundo ao ganhar de 1x0 da Holanda na prorrogação.

A seleção holandesa ganhou todos os jogos que disputou (inclusive de nossa seleção, não nos esqueçamos) mas na grande final, perde o prêmio maior, esta era justamente a partida que não deveria perder. A Holanda já estava invicta há vários jogos, muito antes da Copa, sendo uma equipe forte e muito bem estruturada. Continuará estigmatizada como a equipe "campeã em vice-campeonatos!"

Que poderemos extrair de lições para a nossa vida ? Quais são as lições para o nosso discipulado cristão? Em primeiro lugar, PODEMOS NÃO COMEÇAR MUITO BEM NOSSA TRAJETÓRIA DE VIDA CRISTÃ, VACILARMOS NA SEQUÊNCIA, MAS É MUITO MAIS IMPORTANTE E PERFEITAMENTE POSSÍVEL TRIUNFARMOS NO FINAL. A Espanha começou cambaleante, mais foi-se firmando aos poucos com um bonito e eficiente futebol. Alcançou o prêmio maior e mais importante, a Copa do Mundo 2010, no jogo derradeiro, vencendo uma seleção que estava invicta há 25 jogos. O crente pode ter vários revezes em sua vida com Jesus. Ser discípulo implica em renúncia pessoal e em levar a própria cruz a cada dia, seguindo ao Senhor em piedosa radicalidade. De fato, após muitas idas e vindas na prática do pecado, muitas frustrações, muitas quedas, muitas vacilações, ele, o discípulo de Jesus, finalmente se firma com a ajuda do Espírito Santo (Rm 8.11; Fp 1.6). E poderoso é o Senhor para fazer com que termine bem sua carreira (1 Ts 5.23; 2 Tm 4.7,8).

Em segundo lugar, PODEMOS TER UMA TRAJETÓRIA FULGURANTE, VITORIOSA, IMPECÁVEL E JUSTAMENTE NO MOMENTO MAIS DECISIVO, MAIS IMPORTANTE, DEIXARMOS ESCAPAR A VITÓRIA. Muitos seguidores de Jesus, assim como fez a seleção de futebol holandesa, podem começar muito bem, ter uma vida vitoriosa, brilhante, coroada de êxito, contudo, ao final, descuidam-se e capitulam diante de um ou de todos os seus inimigos: o mundo, a carne e o diabo. O profeta Ezequiel no cap. 18 verso 24 de seu livro escreve assim: "Mas, desviando-se o justo da sua justiça e praticando o mal, fazendo conforme todas as abominações que o ímpio faz, por acaso viverá? Não se terá lembrança de toda justiça que houver feito; morrerá por ser infiel e pelo pecado que cometeu" (Almeida Séc. 21). O cuidado, o zelo, a persistência em observar com acuracidade a vontade do Senhor como se encontra na Bíblia, a vigilância e a oração constante para não cair em tentação, o congregar-se com outros irmãos, tudo isto deverá constituir-se em prática constante em nossa vida diária.

A formação espiritual de um discípulo de Cristo é importante demais para ser tratada como coisa de somenos importância. Cuidemos de valorizar o que realmente importa. O apóstolo Pedro assim nos fala: "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis" (2 Pe 1.10). Perseveremos pois em sermos discípulos de fato de Nosso Senhor Jesus Cristo desde o começo de nossa carreira cristã, todavia, se vacilarmos, que fique bem claro de que o desejo de Deus é que nos arrependamos (Is 1.16,17) e continuemos firmes na fé, pois em Jesus Cristo somos mais do que vencedores (Rm 8.37 ). As seleções de futebol lutaram por um prêmio perecível, efêmero, limitado a esta terra, nós porém, arduamente lutamos por um prêmio que terá valor eterno e imutável.

Querido irmão, que você possa refletir sobre isso nesta semana, seja um discípulo fiel, em O Nome de Jesus, amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão