Construindo com nobreza sua vida em Deus


O discípulo de Jesus Cristo está num processo constante de construção. A Bíblia é categórica em afirmar isto. Todo aquele que fez profissão de fé na Pessoa de Cristo, está sendo construído pelo Espírito Santo. Por isso é que o apóstolo Pedro nos fala em sua primeira epístola no capítulo 2 de que devemos desejar o leite racional não falsificado para irmos crescendo (v. 2), chegando-nos para Ele, a pedra viva, reprovada pelos homens mas para Deus, eleita e preciosa (v.4), porque nós, que o seguimos, também somos pedras vivas e, "...sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo" (v.5).

O crescimento é fundamental na vida de cada crente em Jesus. O alicerce de nossa vida é Ele mesmo: "Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo" (1Co 3.11). Todavia, nesta construção, e sobre este fundamento, deverão ser utilizados materiais nobres, pois trata-se da construção de um templo, de uma casa espiritual. Por isso, o apóstolo Paulo nos fala ainda em 1Co 3.12: "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha", ou seja, a relação paulina fala de materiais nobres e materiais inferiores para a referida obra.

A nobreza dos três primeiros elementos, ouro, prata e as pedras preciosas, tem o caráter inigualável da permanência. É um material que resiste ao fogo (vs 13 e 15). Ou seja, o crente deve edificar sua casa espiritual com a nobreza de uma vida verdadeiramente piedosa, em oração contínua, uma vida consagrada ao Senhor, onde lê, medita e obedece as Sagradas Escrituras, sempre procurando saber a vontade de seu Pai Celestial. Quando o fogo da perseguição vier sobre si, tribulações, angústias, como sobrevieram sobre Paulo (2Co 11.16-33), ele estará preparado e permanecerá, primeiramente porque o fundamento de seu edifício de vida é Cristo mas igualmente porque sobre este resistente alicerce, está sendo construída a casa com materiais nobilíssimos.

E no dia em que o Senhor se revelar (1Co 3.13), esse discípulo estará pronto para receber o bem-vindo de Jesus. Não ficará decepcionado. Seu galardão está garantido.

Ele, como Jesus mesmo disse em Mt 7.24-27, será semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha sólida. Ouviu a palavra do Senhor e a colocou em prática. Por isso, sua casa espiritual é de uma solidez à toda prova. Açoitado sim, as intempéries da vida são em grande quantidade. Mas a Rocha em que foi edificado é a mesma pedra principal de esquina, eleita e preciosa de 1 Pe 2.6.

Portanto, meu caro irmão e como eu, igualmente, seguidor de Jesus Cristo, construa sobre esta Rocha inabalável o edifício de sua vida. Não use madeira feno e palha. Da mesma forma, não construa sobre a areia. Paulo ainda nos diz em 1Co 3.16,17 que somos o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós. E que se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá porque este templo é santo. Como você pode destruir o templo de Deus? Vivendo uma vida contrária aos princípios bíblicos. Andando de acordo com sua carne e pensamentos.

Qualquer construção demanda a utilização de bons materiais para que fique bem assentada a obra. E também, e o que é mais importante, o fundamento deve ser seguro. Conduza a construção de sua vida em Deus de tal forma que não faltem todos estes elementos. Mas tenha cuidado, porque mesmo que o fundamento seja Cristo, você poderá utilizar elementos de má qualidade em sua construção. Por isso é que Paulo adverte: "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; MAS VEJA CADA UM COMO EDIFICA SOBRE ELE" (1Co 3.10).

Discípulo amado, caminhe na vereda cristã tendo o zelo de edificar sua vida em Deus somente com materiais nobres. Não economize recursos neste aspecto. A casa de Deus, Seu edifício, Seu templo, que é você, requer os melhores materiais.

Se for para você agora fazer uma "desconstrução", diante destas palavras, comece agora mesmo. O dono da obra espera o melhor nesta edificação. Não o decepcione. Mãos à obra a partir de agora com materiais de qualidade superior. Leiamos: "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" (Ef 2.20-22).

Deus abençoe sua vida continuamente.

Comentários

Obrigado estou já acessando seu blog Sandro, fica na Paz!

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão