O Discípulo e a Identidade de Cristo


É possível que alguém se reconheça como cristão, que deposite fé na Pessoa de Jesus Cristo, que confiou nEle como seu Único Salvador e Senhor, sendo pois seu discípulo e aprendiz, é bem possível que essa pessoa desconheça a real identidade de Cristo – quem Ele é realmente.

Apresentada tal possibilidade, bem podemos supor que o Espírito Santo conduza o discípulo de Cristo às páginas dos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) para que ele se coloque diante do mesmo Jesus que falava com os primeiros discípulos e também ouça e tente responder às duas perguntas lançadas pelo Mestre: 1) Quem dizem os homens que eu sou? 2) Quem VOCÊS dizem que eu sou? (Mt 16.13-16; Mc 827-29; Lc 9.18-20).
  
A primeira pergunta, segundo os textos bíblicos em apreço, foi respondida em conjunto pelos discípulos. Porém, o segundo questionamento de Cristo foi respondido prontamente e com correção por Pedro: “Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16).

O Senhor alegrou-se por certo com a resposta correta de Seu discípulo e declarou que essa precisão e porque não dizer, também a prontidão em responder, deveu-se à revelação de Deus Pai. Um “apokalupsis” (“apocalipse”, revelação) ocorrera naquele instante da parte de Deus e Simão Pedro pôde responder de maneira adequada.
            
Nunca deveremos menosprezar o que Cristo fala. Jamais deveríamos considerar como algo irrelevante os questionamentos do Senhor!

Nesse caso, Suas perguntas envolviam algo crucial: Sua identidade. Quem era Ele?

Sendo você discípulo de Cristo, saberia identificá-lo de pronto? Saberia responder adequadamente tal pergunta que é sim, por demais importante?

A questão da identidade de Cristo é prioritária. Tanto é assim que, com os discípulos reunidos em torno de Si, Jesus fez duas perguntas sobre o tema, primeiramente querendo saber o que eles, discípulos, declarariam.

Refletindo um pouco mais, se não fosse a pronta e precisa resposta de Simão Pedro, o que os demais discípulos responderiam? Será que suas respostas seriam semelhantes aquelas da opinião pública? E o próprio Pedro, caso o Senhor Deus não lhe revelasse a identidade de Cristo, como o próprio Jesus testemunhou que assim havia ocorrido, teria afirmado que o Cristo era João Batista, Elias ou algum dos profetas do AT?

E eu e você? Como identificamos nosso amado Salvador? Que pensamos nós de Cristo? Nós, discípulos dEle nesta primeira década do século XXI, compreendemos através das Sagradas Escrituras que Jesus Cristo é o Filho unigênito de Deus (Jo 3.16), sendo Deus manifesto em carne (1Tm 3.16) e em Quem habita corporalmente toda plenitude da divindade (Cl 2.9)?

Os homens do mundo, conforme a resposta dada pelo discípulos à primeira indagação de Jesus, não identificarão o Cristo, o Mashiach (Messias, o Ungido). Ele seria um homem bom, notável, dotado de uma ética profunda, uma moral ilibada. Alguns poderão identificar Cristo como um grande mestre, que ensinava de forma inigualável. Outros poderão identificar nEle um profeta que trouxe uma nova revelação, no mesmo nível de Buda ou Maomé. Haverá ainda aqueles, como os gnósticos, que afirmarão que Jesus Cristo era Deus mas não se manifestou em carne, era mera aparência (1Jo 4.1-3).

O discípulo genuíno de Cristo, ao contrário, semelhantemente a Pedro têm a revelação de Deus diante de si, a Bíblia. O sagrado depósito das Escrituras revela de forma iniludível quem é de fato Jesus Cristo. Ele é Aquele anunciado pela primeira vez por Deus em Gn 3.15, o assim chamado proto-evangelho, a primeira anunciação do vindouro Salvador e que esmagaria, de fato, a cabeça da serpente, Satanás (Rm 16.20; Hb 2.14). Ele é o que foi entregue ao sofrimento e à morte e depois ressuscitou, por causa de nossos pecados (Is 53; Rm 4.25). Ele é Aquele que foi feito semelhante a nós na encarnação (Fp 2.5-8; Jo 1.14), porém, sem pecado algum (Hb 4.15; Jo 8.46). É dEle e de nenhum outro, que provém salvação para todos os homens (At 4.12; Hb 9.12; 1Tm 2.6). Ele é o único e vivo caminho para Deus Pai (Hb 10.20; Jo 14.6). Ele é, enfim, o Mediador de um novo testamento (Hb 9.15) e é Ele mesmo, o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). Ele é Aquele que virá pela segunda vez nas nuvens do céu, como o Filho do Homem (Dn 7.13; At 1.11; Ap 1.7). Ele receberá o domínio, a honra, o reino para que todos os povos e nações o sirvam e seu domínio jamais passará e seu reino jamais será destruído (Dn 7.14; Fp 2.9-11;Hb 2.9,10; Ap 1.8; 19.11-21).

À pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu enfática e gloriosamente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Ele fez tal declaração por meio de uma revelação divina. Nós, discípulos de Cristo hoje, possuímos a revelação completa de Deus nas páginas do Antigo e Novo Testamento. Teremos nós dedicado tempo para entender a identidade verdadeira de Jesus por meio da única e autorizada revelação como consta na Bíblia ou, miseravelmente alguns de nós, embora professando o Nome de Cristo, temos tido um entendimento mundano sobre quem é o Filho de Deus?

Discípulo de Cristo, pense nisso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão