Discípulo, fique irado, mas cuide para não pecar


Afinal, em que consiste a ira? Segundo Tim LaHaye, é o sentimento de desprazer, hostilidade, indignação ou exasperação extrema para com alguém ou alguma coisa; raiva; cólera; fúria. Outro autor, David Kornfield define ira como o desejo ardente de corrigir, atacar ou destruir algo (ou alguém) que nos incomoda ou ameaça.

Mas a ira pode sempre ser considerada um pecado? Ficar irado significa que pequei contra Deus? Às vezes sim, é pecado. Em outras vezes, não, seria apenas o extravasamento de uma emoção. Se você ficar irado , enraivecido, amado discípulo, todavia precisa ter cuidado para não pecar. Vamos tentar entender.

Primeiramente, devemos compreender de uma vez por todas de que a ira é uma emoção! Ou seja, se é emoção, deve ser expressada adequadamente e nisto nenhuma condenação há. Não é pecado. Passará a ser pecado, quando permitirmos que a ira nos leve à uma direção errada. Os resultados certamente serão maus. Por isso o salmista recomenda: "Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente isso acabará mal" (Sl 37.8 - ARA). Podemos nos irar justificadamente quando vemos a ocorrência da injustiça diante de nossos olhos. Imagine você, discípulo de Jesus, passando em uma rua e ao dobrar a esquina, presencia um homem espancando sem dó uma criança ou uma pessoa idosa. Qual seria sua reação? Normalmente todos ficamos irados, como o nosso Senhor Jesus Cristo ficou ao contemplar a comercialização sem nenhum pudor que aqueles muitos cambistas faziam na casa de Deus (Mt 21.12,13; Mc 11.15-17; Jo 2.13-17). Sendo assim, a ira pode e deve ser corretamente expressada.

Foi por isso que o apóstolo Paulo disse conforme a versão de Almeida Séc. 21: "Quando sentirdes raiva, não pequeis; e não conserveis a vossa raiva até o pôr do sol; nem deis lugar ao Diabo." (Ef 4.26,27). O texto da Nova Tradução na Linguagem de Hoje clarifica ainda mais: "Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não deem ao Diabo oportunidade para tentar vocês." 

Amado discípulo, você deve expressar sua raiva e deve fazer isso quando for inteiramente apropriado. Não é  verdade que o cristão é bonzinho, é santinho e por isso jamais fica bravo. Mas a intenção aqui é demonstrar que essa emoção chamada de ira deve estar sob o controle do Espírito Santo, quero dizer, você deve andar em Espírito (Gl 5.16). A ira está exatamente constando como uma das obras da carne neste mesmo capítulo de Gálatas, está em um grupo de pecados que estão relacionados à ira tais como inimizades, porfias (rivalidades), emulações (ciúmes), pelejas, dissensões (discórdias) e heresias ou partidarismos (v. 20). De fato, podemos dizer que é tênue a linha que separa a expressão da ira de forma natural diante de injustiças cometidas contra nós ou contra os outros, daquela outra que expressa a natureza pecaminosa de todos nós, discípulos de Jesus.

A ira que o discípulo de Jesus Cristo deve manifestar quando for apropriado ou necessário, também se refere naquelas coisas que deixariam o próprio Deus irado. Voltamos ao episódio dos cambistas no templo. Eles haviam tornado o lugar de oração e adoração ao Deus único num mercado, negociando os animais que seriam utilizados nos sacrifícios dos judeus. Isto causou uma reação irada em Jesus. Nós também podemos sentir a mesma coisa quando as coisas de Deus são aviltadas pelos homens, principalmente entre aqueles que dizem ser discípulos de Cristo como vemos tantas vezes ao nosso redor.

O discípulo de Cristo deve ter suas emoções sob o controle pleno do Espírito de Deus. Se assim não for, ele expressará sua ira de forma errônea, ou seja, pecaminosa. Além disso, também causará um problema para os seus semelhantes, como no caso de pessoas iracundas, que ficam iradas, raivosas, por motivos muitas vezes fúteis, e ferem com palavras as outras pessoas ou, em muitos casos, partem para a agressão física que pode chegar ao extremo de um ferimento grave ou até homicídio.

Na caminhada de nosso discipulado, certamente pecamos muito contra o Senhor, expressando a ira ou raiva de forma inadequada, como eu mesmo que vos escrevo. Teremos de ter o zelo, o cuidado, de andar em Espírito como a Palavra de Deus nos ordena, evitando a todo custo, com a graça de Deus, a manifestação desse sentimento de forma pecaminosa. Possamos dar mais atenção às santas recomendações do Senhor sobre isso e estaremos continuamente Lhe agradando. Transcrevo mais alguns textos bíblicos para que você, caro discípulo, entenda a seriedade desse assunto. Todos são da versão Almeida Séc. 21: 

"Quem se irrita com facilidade comete erros, mas o homem discreto é paciente."
"Quem demora a irritar-se é grande em entendimento, mas o precipitado exalta a loucura."
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura provoca a ira."
"O homem que se irrita com facilidade provoca conflitos mas o paciente apazigua brigas."
"Quem tem paciência é melhor que o guerreiro; quem tem domínio próprio é melhor que aquele que conquista uma cidade."
"O início do desentendimento é como a vasão de águas represadas; por isso desista da questão antes que haja briga."   
"A sensatez do homem o torna paciente, e sua virtude está em esquecer as ofensas."
"O homem genioso tem de sofrer o castigo, pois, se o livrares, terás de fazê-lo várias vezes."
"Não faças amizade com uma pessoa briguenta, nem andes com alguém que logo se enfurece."

"O homem irado provoca desavenças, e o furioso aumenta as transgressões."

(Pv 14.17,29;22;15.1,18;17.14;19.11,19;22.24;22.29)

Todos estes são textos em Provérbios. Existem muitos outros neste livro e na Bíblia inteira. Mas deixarei registrado aqui, para todo discípulo de Jesus Cristo, Suas palavras que pronunciou no Sermão do Monte, que é uma seríssima advertência: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que se irar contra seu irmão será passível de julgamento; quem o chamar de insensato, será réu diante do tribunal; e quem o chamar de tolo, será réu do fogo do inferno" (Mt 5.22).

Cuidemos cada um de nós de como lidamos com essa emoção chamada ira. Ela deve estar absolutamente debaixo do controle do Espírito Santo. Isto é de capital importância em nosso caminho de discipulado. Afinal, nosso Mestre deseja que assim o façamos. Dele deveremos aprender a mansidão e a humildade (Mt 11.28-30). Que seja assim portanto, amém!


Comentários

Anônimo disse…
Olá só passei para desejar uma semana cheia de bênçãos. Fique na paz do Senhor Jesus. Abraços
www.mensagensedificantes.com
Para você também Gabi, obrigado pela mensagem fique na Paz do Senhor também!
Lúcy Jorge disse…
Paz!

Gostei muito do seu espaço.
Excelente sua mensagem.
Parabéns!

Deixo o convite para visita, fique a vontade para comentar.
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Estou visitando um blog que semanalmente está publicando mensagens sobre o Dízimo, e é muito interessante o estudo pois o mesmo está baseado nos versículos bíblicos, vale a pena acessar e ler o que o irmão J.C., está postando...
http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Em Cristo,

***Lucy***
Obrigado por seu comentário Lucy, vou visitar seu blog com certeza, Deus te abençoe fique na PAZ!

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão