Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2011

Discípulo, dê um descanso ao seu stress

Imagem
Vivemos dias em que o stress se tornou comum. Mas o que é o stress? Constitui-se em uma resposta às pressões que desequilibram nossas vidas. O dicionário o define como qualquer força exercida sobre um corpo (ou entidade) que tende a comprimir ou alterar a sua forma.
Especialmente nas grandes cidades, a vida que levamos de forma corrida, acarreta muito stress. Todavia, não devemos considerar que o stress seja sempre nos seja prejudicial. Na verdade, estaremos sempre respondendo a uma pressão aguda, preparando-nos para atacar ou fugir. Em si mesmo o stress não pode ser considerado destrutivo. A pressão que estamos sujeitos, os desafios, nos motivam, nos estimulam, nos ajudam a produzir. O discípulo de Jesus Cristo precisa estar consciente disso de forma ampla.
O homem está sujeito a desafios e mudanças. Tudo isso nos pressiona e gera stress. Todavia, deve haver a consideração que Deus usa isso para nos fazer crescer. Não podemos entrar na via da inevitabilidade do stress. Tanto Jesus como…

Discipulado é transformação de caráter

Imagem
Todo discípulo de Jesus Cristo está em uma jornada espiritual de crescimento. Ele sabe que enquanto vive nessa terra, tem por obrigação a busca desse crescimento e a consequente transformação conforme a semelhança de Cristo. Discipulado, em sua plena acepção significa nada menos do que isso - TRANSFORMAÇÃO DE CARÁTER!
Há cristãos que compreendem o discipulado como meramente um treinamento para ganhar almas para Jesus. Outros, entendem o discipulado como serviço social (servir sopão a moradores de rua, por ex.). Nada disso entretanto constitui-se na essência plena do discipulado autêntico, embora possam estar presentes. O que se busca é a transformação de caráter porque somos pecadores e após conhecermos a Jesus Cristo, obtendo a salvação de nossos pecados, precisamos em seguida entrar no processo santificatório e crescer em Jesus. Vai ocorrer a mudança interior gradativa, a substituição de nosso caráter afetado pelo pecado e a implementação de um caráter novo semelhante ao de Cristo Je…

Os três possíveis níveis de discipulado

Imagem
Quando falamos sobre o discipulado, devemos procurar compreender que existem níveis onde o discipulado acontece e onde ele se consuma. Existem três níveis ou dimensões de discipulado, o que ocorre no nível da grande multidão ou grande grupo, o que ocorre dentro de pequenos grupos, e o nível individual. Vamos tentar entender a cada um deles. Informo que não quero dogmatizar sobre o assunto, mas esse é um entendimento pessoal, fique bem claro.
Nível da grande multidão ou grande grupo - Refere-se ao fato de quando cremos em Jesus e passamos então a frequentar uma igreja. Estamos ali inseridos entre aquelas pessoas. Recebemos a pregação da Palavra de Deus, somos ministrados, louvamos ao Senhor com toda a congregação reunida, participamos da Ceia do Senhor, contribuímos financeiramente, oramos juntamente com os irmãos, enfim, estamos de alguma maneira recebendo de Deus, de Sua graça, sobre a nossa vida. Estamos sendo ministrados, estamos em fraternidade. Mas, infelizmente, esse nível não co…

Discipulado em um mundo em mudança

Imagem
Não restam dúvidas de que as transformações pelas quais o mundo tem experimentado nessas últimas décadas, influenciam também o trabalho da Igreja, notadamente o discipulado. A ordem de Jesus para irmos, e fazermos discípulos dentre todas as etnias (Mt 28.19,20), ainda permanece. Logo, o discipulado a ser exercido deve considerar essas mudanças porque uma nova cultura emergiu dessas transformações, está aí e não pode ser negada em hipótese alguma.
O mundo mudou muito, principalmente nesses anos iniciais do século 21. Por isso, a igreja por meio de sua liderança juntamente com todos os discípulos de Jesus, precisa reavaliar constantemente o peso dessas transformações sobre o discipulado porque certamente este precisará passar por adequações necessárias.
Não se pode negar a repercussão dessa transformação na paisagem cultural ao nosso redor. Por isso, entender o que se passa deve ser a primeira reação de todos os que, sinceramente, pretendem cumprir o ide de nosso Senhor e assim, realiz…

O que o discípulo de Jesus pode aprender com as orações da Bíblia - 5

Imagem
Com a reflexão de hoje, estarei encerrando esse singelo estudo sobre a oração. Hoje falarei do quinto aspecto que deve constar na oração de todo o discípulo de Jesus, que é a adoração. Falei sobre a intercessão, a petição, as ações de graça, a confissão e encerramos o ciclo hoje com a adoração.
No livro de Neemias, encontramos um modelo de oração de adoração que nos constrange a fazer da mesma maneira. Aquele povo regressara do exílio em Babilônia e agora, sob a direção do servo de Deus, Neemias, ouvira a leitura da Lei por Esdras e participara da celebração da Festa dos Tabernáculos, no sétimo mês, durante a primeira semana do mês (Ne 8). Quinze dias depois (Ne 9.1), ajuntara-se o povo com jejum e saco e traziam terra sobre si, denotando a condição de penitência, de contrição, diante do Senhor. Estavam de pé na presença de Deus, separados de todos os estrangeiros, fizeram confissão de seus pecados e das iniquidades de seus pais em arrependimento e humilhação. Leram no livro da Lei e…