Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2011

O discípulo e a aplicação diária da cruz - QUEBRANTAMENTO

Imagem
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17)
O rei Davi, mesmo que tenha pecado gravemente, buscou com diligência o perdão de seus pecados. Hoje, exatamente gostaríamos de falar de mais outro aspecto da aplicação diária da cruz - o quebrantamento.
Uma das coisas mais lindas e mais tremendas que alguém pode esperar ver é um quebrantamento genuíno de coração diante de Deus. Quando assim procedemos, a represa das bençãos de Deus é liberada e poderemos grandemente nos alegrar diante d'Ele e Ele diante de nós. Sim, pois o Senhor se alegra sobremaneira com nossa atitude de retorno a Ele, de reconhecimento pleno de nossos pecados, de dar razão a Ele e à Sua Palavra quando somos notificados de nossos erros.
Davi desejava um coração inteiramente puro. Pedia a Deus uma operação mais profunda de Sua graça. Ainda no Salmo 51 lemos o seguinte: "Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes co…

O discípulo e a aplicação diária da cruz - SACRIFÍCIO

Imagem
Em nossa reflexão anterior, vimos que a vida com Cristo, o caminho do discipulado com Ele, envolve disciplina e controle de nosso corpo mediante o Espírito e também não permitindo que o corpo assuma a direção de nossa vida. Mas agora, deveremos entender igualmente que a aplicação diária da cruz requer sacrifício - ou seja, este corpo disciplinado deve ser usado sacrificialmente visando o bem de outros.
Caminhar com o Cordeiro de Deus envolve realmente sacrifício. Viveremos sacrificialmente em dois níveis: 1) Entregando o que temos sacrificialmente e 2) Vivendo sacrificialmente. Podemos e devemos sacrificar aquilo que temos e aquilo que somos. Isto porque, a verdadeira vida cristã, o verdadeiro discipulado cristão é vida de sacrifício. Chamados somos para sacrificar o que possuímos e também o que somos. Muito mais do que dinheiro, isto custa tempo, esforço, conforto e segurança. Há uma necessidade imperiosa de que todo genuíno discípulo de Cristo aprenda a doar-se completamente, sem re…

O discípulo e a aplicação diária da cruz - DISCIPLINA

Imagem
Postamos uma série de mensagens neste espaço sob o título - "Contra quem o discípulo deve lutar" onde falávamos da luta do crente contra seus três inimigos, o mundo, a carne e o diabo. Em 11 de dezembro de 2010, escrevíamos o último desta série exatamente falando sobre a carne. E discorríamos de que há provisão na luta conta este inimigo e esta provisão consiste em nos apropriarmos dos benefícios da morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário. E é sobre isso que que queremos abordar a partir de hoje.
A disciplina na vida do discípulo de Cristo é notificada nas Escrituras. É algo desejável, assim como o atleta que de tudo se abstém visando alcançar seu prêmio (1Co 9.24,25), ou, o soldado que tudo faz para agradar ao seu comandante (2Tm 2.3-5). Após, ter sido salvo e santificado, necessária é a disciplina na vida de todo cristão. Não podemos viver a vida que o Senhor tenciona para nós sem nos abstermos daquilo que Lhe desagrada. E a aplicação diária dos efeitos da morte de Cristo…