Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2010

O discípulo, cooperador de Deus

Imagem
A obra de Deus sempre é feita à maneira de Deus. Porém, sempre é feita à duas mãos, ou seja, Deus e você. Você, querido discípulo de Jesus Cristo é cooperador de Deus, veja:"Porque nós somos cooperadores de Deus"(1Co 3.9a). A cooperação para a realização de algo tão sublime, a expansão do Reino de Deus, não pode ser feita isoladamente. Deus por meio de Seu Filho, levou a cabo a obra de redenção na cruz do Calvário, sem participação humana, mas agora, nos chama e nos envia para cooperar na proclamação do Evangelho, Jo 17.18:"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo."
O discípulo de Jesus deve estar consciente desta verdade. O apóstolo Pedro escreveu:"Aos quais(referindo-se aos profetas do AT)foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que(os apóstolos),pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem ate…

Paulo e o discipulado: Algumas lições (3)

Imagem
Finalizando estas reflexões sobre a vida de Paulo e o que podemos dele aprender para nossa vida como seguidores de Jesus Cristo, queremos desta feita falar de Paulo atuando nopastoreioe no ensino. Vimos anteriormente que Paulo foi submisso a ser discipulado por Barnabé e aprendemos também como Paulo destacou-se em cumprir o ide de Jesus, ao lançar-se com denodo à obra missionária.Se há um outro aspecto brilhante da vida de Paulo, isto sem dúvida encontra-se em seu coração de pastor/mestre. Não se contentou somente em ir e ganhar almas para o Reino de Deus. Não somente ganhou como pastoreou. Ele retornou às localidades onde tinha feito discípulos para Cristo paraconfirmá-los na fé(At 15.36; 16.4,5). Quando encontrava-se em Corinto (At 18.11), e em Éfeso (At 19.1-10), Paulo entregou-se à obra pastoral com plena dedicação. Aquelas igrejas precisavam ser alicerçadas na fé cristã e Paulo a elas dedicou mais tempo. Em Corinto ficou por 1 ano e meio e em Éfeso, dois anos. Aprendemos que, nen…

Paulo e o discipulado: Algumas lições (2)

Imagem
Em nossa última postagem, falamos do apóstolo Paulo, de como em sua conversão, deu-nos exemplos preciosos de submissão, em sua chamada e início de vida cristã, sendo discipulado por Barnabé. Faremos bem em observar em nossa própria caminhada como o Senhor este exemplo de Paulo e hoje queremos dar continuidade, falando do envolvimento de Paulo com missões e o exercício de seu apostolado entre os gentios.
Vimos que Paulo e Barnabé estavam na igreja de Antioquia e ali ensinaram muitas pessoas (At 11.26). Os líderes desta igreja resolveram então enviar ambos a Jerusalém, com donativos para ajudar os irmãos ali, conforme a profecia de Ágabo (11.27-30). De retorno a Antioquia, trazem consigo a João Marcos, sobrinho de Barnabé (12.25; Cl 4.10). A igreja de Antioquia resolveu desde o início seguir as diretrizes do Espírito Santo e por isso, submissos à Sua voz, enviam a Paulo e Barnabé aos gentios. Sobre a chamada de Paulo para o ministério entre aqueles, já havia sido vaticinado pelo Senhor a…