Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2010

Fracassos previsíveis na vida de um discípulo (5)

Imagem
1 Timóteo 5.8:“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos de sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”Nesta série sobre o que pode contribuir para o fracasso na vida do discípulo de Cristo, devemos trazer à lume a questão familiar, porque o descuido da própria família é um fator que impactará a vida de qualquer que tenha feito profissão de fé em Cristo Jesus.Muito bem faz o discípulo de Cristo, se atentar para o que diz a Palavra de Deus no tocante aos relacionamentos de família, envolvendo a relação marido e mulher, pais e filhos e entre irmãos. Jesus mesmo foi um filho exemplar (Lc 2.51,52). Seus pais, José e Maria, exemplificam também a harmonia que havia sobre uma família judia, isto porque, cumpriam as determinações da lei do Senhor (Lc 2.21-24; 27,39,41,42).Descuidar da própria família é ser indiferente aos laços de parentesco mais próximos. É o marido que não assume plenamente suas responsabilidades de chefe da casa, a esposa que descuida de suas ob…

Fracassos previsíveis na vida de um discípulo (4)

Imagem
João 15.1-6: "Eu sou a videira verdadeira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará. e os colhem e lançam no fogo, e ardem."
Há um outro fator muito importante a ser considerado por todo discípulo de Jesus, o cuidado que deve ter para que não tenha uma vida infrutífera. Todo seguidor de Cristo deve necessariamente dar frutos. O Senhor disse que Ele era a videira verdadeira, o Pai era o lavrador e nós somos as varas da videira, varas que devem produzir frutos. Seremos tirados, arrancados do tronco princi…

Fracassos previsíveis na vida de um discípulo (3)

Imagem
Falaremos nesta semana sobre algo que todo cristão deveria considerar como de importância fundamental para sua vida como fiel seguidor de Jesus, para que o fracasso não bata na porta de seu coração: deixando a nossa congregação.
Em nossas muitas aflições pelas quais passamos, há um senso de irmandade presente. O apóstolo Pedro disto fala em sua primeira epístola 5.8,9. Estamos unidos a todos os outros irmãos em Cristo pela aliança do Calvário. Paulo disse que cristãos e judeus agora são parte da mesma família, a família de Deus (Ef 3.19). Por causa disso, devemos nos esforçar para congregarmos com outros irmãos que igualmente crêem em Jesus.
Por isso, corteja a derrota em sua vida como seguidor de Cristo Jesus, aquele que menospreza esta ordenança como está registrada em Hebreus 10.25: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Veja o conteúdo magistral desta…

Fracassos previsíveis na vida de um discípulo (2)

Imagem
Continuando nossa análise de possíveis fracassos na vida do discípulo de Jesus Cristo, queremos nesta oportunidade falar sobre afalta de leitura bíblica.Todo cristão deveria idealmente ter a Palavra de Deus em alta conta pois que ela demonstra cabalmente a vontade do Senhor para nossas vidas. O Senhor Jesus mesmo tinha a Bíblia de seu tempo, a Torah, o Antigo Testamento, como Sua única regra de fé e prática (Mt 5.17,18). No geral, o judeu examinava as Escrituras, porque como disse o próprio Jesus em Jo 5.39, eles julgavam ter nelas a vida eterna. Se Jesus era um assíduo leitor da Bíblia, e por conseguinte seus compatriotas judeus, que dizer então da cristandade hodierna que, em muitos lugares tem substituído o exame das Escrituras por coisas de somenos importância? O crescimento do crente na fé em Deus, o conhecimento da vontade divina para sua vida, dá-se exatamente pela leitura e estudo constante das Escrituras do AT e NT. O apóstolo Paulo, outro exemplo notável de um fervoros…