Postagens

Mostrando postagens de Março, 2010

Fracassos previsíveis na vida de um discípulo (1)

Imagem
Iniciaremos nesta oportunidade, uma série de mensagens sobre algumas práticas importantes que o discípulo de Cristo deixa de fazer e que contribuem para que tenha uma vida abaixo daquilo que Deus planejou para ele. E de fato, é certo o esmorecimento na vida de fé daqueles que deixam de lado certas coisas básicas, essenciais. Anteriormente, já falamos destas práticas na vida cristã, mas as abordaremos agora sob outro foco.Começaremos comA AUSÊNCIA DA PRÁTICA DA ORAÇÃO.Fracassaremos sim, em nossa vida de discípulos de Cristo se não O buscarmos em oração. É tão fundamental para a vida da alma como respirar o é para a vida física. Destarte, o Senhor Jesus viveu em oração, estando assim em plena comunhão com o Pai, e muito falou sobre a importância desta prática. Seu exemplo é essencial para compreendermos esta dimensão em nossas vidas. Quando o crente não ora ou ora muito pouco, a fraqueza, a falta de direção e a vida na carne são destaque em sua conduta. E isto é fracassar. Cortejamos a …

4 atitudes fundamentais para o discípulo de Jesus

Imagem
A primeira atitude a ser considerada pelo seguidor de Jesus Cristo é queele deve ser guiado pelo Espírito Santo(Rm 8.14).Se o crente não é guiado pelo Espírito de Deus, ele caminha sem saber para onde vai. Seus passos sempre estarão resvalando nos perigos do caminho e ele pode até cair. Ser guiado pelo Santo Espírito é fundamental para a vida de todo aquele que nasceu de novo. Em sua vida de outrora, ele caminhava de acordo com seus apetites carnais. Mas agora, tudo se fez novo em sua vida (2 Co 5.21) e ele já não anda de acordo com seus próprios pensamentos mas anda conforme a vontade Deus.A segunda atitude é que o discípulo de Jesus Cristosempre se esforçará para trilhar pelo caminho estreito(Mt 7.13,14).Ele entra pela porta estreita e segue por um caminho apertado. Seguir a Jesus nunca foi fácil. De fato, não seguir a Ele significa verdadeiramente ter passado por uma porta larga e estar seguindo por um caminho largo. É muito mais fácil. É muito mais cômodo. Não há exigências, basta…

O discípulo deve ser grato a Deus sempre

Imagem
No Salmo 116.12, 13 está assim escrito: "Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor." Davi sabiamente reconhece nestas palavras que deveria ser de fato grato a Deus. A gratidão a Deus, muito mais do que simplesmente dizer "obrigado, Senhor", deveria ser para Davi, a oportunidade inigualável de se fazer duas coisas: tomar o cálice da salvação e invocar o nome do Senhor.
Tomar o cálice da salvação para nós cristãos deveria ser algo a levar-nos a uma reflexão profunda sobre os benefícios da obra salvífica de Jesus Cristo a nosso favor. Quantos benefícios nos sobrevieram em virtude da morte expiatória de Cristo. A libertação da escravidão do pecado e dos laços do diabo recebe um grande destaque. Devemos pensar juntamente em nossa regeneração espiritual, nossa justificação, nossa santificação posicional, nossa adoção de filhos, nossa glorificação (em dois aspectos: glorificação pelo fato de…

O discípulo e as pressões da sociedade

Imagem
Seríamos considerados discípulos autênticos de Jesus Cristo se não fõssemos absolutamente pressionados de alguma forma?O apóstolo Paulo disse que os querem seguir piamente a Cristo Jesus padeceriam perseguições (2 Tm 3.12). Logo, perseguições, afrontas, desfeitas, zombarias, pressões de toda sorte, são parte integrante da vida do crente em Jesus. Se sou um autêntico cristão, serei de uma forma ou de outra perseguido por causa de minha fé. Os autênticos seguidores de Cristo sempre sofrerão assim porque eles não são deste mundo (Jo 17.14). No momento em que nascem de novo no Reino de Deus, já não são mais contados entre aqueles que servem ao Príncipe deste século. Portanto, tornam-se estrangeiros e inimigos. Libertos foram do império das trevas e transportados para o reino do Filho do Seu amor (Cl 1.13). Sendo assim, com a lealdade mudada, são perseguidos pelo seu antigo e cruel senhor (Ef 2.1-3).Soa de forma bizarra encontrar tantos cristãos, infelizmente, ainda como que pertencentes a…