Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2010

Casamento feliz por meio do discipulado cristão

Imagem
Muitos problemas na vida de pessoas casadas, que são seguidoras de Jesus Cristo, poderiam ter uma considerável diminuição e até a eliminação dos mesmos se atentassem para uma vida de autêntico discipulado. Cremos que o discipulado autêntico promove uma vida feliz para o casal cristão. No discipulado autêntico, o casal encontra as diretrizes divinas que lhes proporcionarão a superação de naturais dificuldades que podem ocorrer.Estas dificuldades podem se acumular e podem ser de diversos tipos: comunicação entre marido e mulher pode estar com algum comprometimento, questões financeiras e profissionais, criação de filhos, relacionamento sexual. No aprendizado que temos com Jesus e nos relacionamentos entre os membros do Corpo de Cristo, temos um porto seguro para encontrarmos a graça de Deus para enfrentarmos os problemas e sermos vitoriosos.Nunca é demais lembrar que o mundo pressiona sobre os discípulos de Cristo sua influência durante as 24 horas do dia (1Jo 2.15-17). Além de tudo, te…

O discípulo de Jesus vivendo em um mundo mutável

Imagem
Há uma característica deste mundo que salta aos olhos de todos que param e refletem um pouco com o que está em sua volta. É o fato de que vivemos em um mundo mutável. Tememos com isso estar sendo redundantes em falar deste aspecto que para muitos está mui evidente. Esta mutabilidade se contrapõe à imutabilidade da eterna Palavra de Deus. Esta mutabilidade muitas vezes conspira contra a vivência de um autêntico discipulado cristão. Esta mutabilidade precisa ser entendida para que vivamos realmente de acordo com a Bíblia Sagrada.
O discípulo de Cristo está em uma constante tensão entre a verdade imutável de Deus e mundo mutável em que vive. Muitas mudanças ocorreram no mundo desde que Jesus Cristo por aqui esteve. Transformações que foram levadas a cabo pelo próprio Evangelho de Cristo. Muitos conheceram a Jesus no decorrer dos séculos. Mas junto a isso, o joio do inimigo foi sendo semeado neste mundo de maneira que a iniquidade continuou o seu curso. O humanismo cresceu, a ênfase foi mu…

O discípulo e o retorno de Cristo

Imagem
Somente aquele que está na senda do pecado e não aprendeu a submeter-se ao senhorio de Cristo, não desejará o Seu retorno.Os genuínos seguidores do carpinteiro de Nazaré não querem mais por muito tempo o prolongamento de sua ausência. E estarão vigilantes, como Jesus ordenou, porque os sinais de seu breve retorno multiplicam-se a cada dia. Desde convulsões sociais, aumento da imoralidade, violência desmedida, guerras e rumores de guerras, fúria nos elementos da natureza, causando muito sofrimento, doenças, ocultismo, enfim, o que se percebe é que em todos os níveis está fervilhando o caldeirão do pecado humano. O discípulo deve, nestes dias alarmantes, procurar como nunca ler e meditar na Palavra de Deus para tomar ciência plena da vontade de seu Pai celestial. Deverá tomar o cuidado, como recomenda a Bíblia, para não perder o foco da vida cristã: agradar a Deus em tudo, glorificá-lo em sua existência (1Co 10.31). E nisto, deverá atentar expressamente para a qualidade de seu testemun…

O cuidado do discípulo com o mundanismo

Imagem
O discípulo de Jesus Cristo é alguém que vive no mundo em um ambiente espiritual rarefeito. Ele sabe pela Bíblia (1Jo 5.19) que este mundo está no maligno. Que a ambiência cultural do mundo em muitos aspectos, é contrária à vontade de Deus. Que continuamente o mundo lhe influencia através de seus sentidos. Que Satanás como príncipe deste mundo e suas hostes, peleja continuamente para que ele seja enredado nas malhas mundanas. Que sua natureza pecaminosa, sente-se atraída pelas coisas que vem do mundo. Que o Pai ama as pessoas do mundo, mas abomina o sistema mundano que Lhe é contrário.
A importância dele considerar isto reside no fato de que tem uma missão a cumprir. A missão é no mundo. O campo é o mundo (Mt 13.38). Assim, todo discípulo de Jesus precisa considerar seriamente o ambiente em que vive, o campo onde atua, para que possa levar a bom termo a missão que lhe foi imbuída por Jesus Cristo.
O ide de Jesus é para que ele vá por todo o mundo (Mc 16.15). Neste comissionamento, deve …

O discípulo e sua verdadeira família

Imagem
E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.”Mateus 12.46-50Você já parou para considerar as palavras do Senhor Jesus nesta passagem? Prestou atenção ao ensinamento do Mestre? Gostaria de comentar com você, neste início de um novo ano, sobre a verdadeira família daqueles que fazem a vontade de Deus. Note que, respondendo ao que lhe informara de que sua mãe e seus irmãos estavam querendo falar com Ele, Jesus aponta para os discípulos e responde que ali estava sua mãe e seus irmãos, ou seja, ali estava a sua verdadeira família.Adiantamos esclarecendo de que de nenhuma fo…