Paulo e o discipulado: Algumas lições (1)


A vida do apóstolo Paulo inspira-nos de muitas formas. Acredito que, sem menosprezarmos a qualquer outro dos apóstolos tais como Pedro ou João, vemos em Paulo a expressão quase perfeita do que seja um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Eu disse "quase perfeita" porque não poderemos presumir perfeição em qualquer sentido nesta vida. Mas, como disse o próprio Paulo em Fp 3.11,12: "Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." Paulo, desde sua conversão no caminho de Damasco (At 9) continuará sendo para todos nós, o grande exemplo de dedicação, zelo e amor à causa do Evangelho de Cristo.

Sua humildade foi notória desde o princípio. Submeteu-se aos Senhor e aos demais discípulos aos quais antes perseguira com feroz abnegação (At 8.1-3; 22.4,5; 26.9-11; 1Co 15.9; Fp 3.6; 1Tm 1.12,13). Nestas passagens, faz a humilde confissão de que perseguiu de fato a Igreja. E lemos que, do momento de sua conversão em diante, submete-se aqueles que antes intentara perseguir em Damasco: Ananias (At 9.10-18) e outros discípulos que ali viviam, que lhe foram companhia e lhe ajudaram a fugir da cidade por causa da perseguição que cedo já começava a ser alvo (At 9.19-25).

Fugindo para Jerusalém, tenta sem sucesso ajuntar-se aos discípulos que estavam ali, mas que não acreditavam em sua conversão a Jesus (At 9.26). Então surge a figura benfazeja de Barnabé. Este homem de Deus foi levantado para ajudar a Paulo em seus primeiros passos na fé. Pode-se afirmar que ele foi o discipulador de Paulo, alguém que lhe foi bem chegado, o texto de At 9.27, diz que Barnabé "tomou Paulo consigo" e muito ajudou-o. Levou-o aos apóstolos e testemunhou como Paulo vira o Senhor no caminho de Damasco e como nesta cidade começou a pregar ousadamente em nome do Senhor. Este Barnabé foi um discipulador ideal para o apóstolo Paulo, vejamos as características de Barnabé: segundo At 11.24, era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé e tinha o dom da exortação (v.23); era um homem liberal (At 4.36,37); era uma influência inspiradora (11.25,26); era homem de confiança (11.29,30); tinha visão missionária (13.2). Vemos claramente o caráter deste homem, quando em At 11.25 é dito que ele partiu para Tarso à procura de Paulo. Não era egoísta, compreendeu a chamada de Paulo para a obra de Deus e o potencial que possuía.

Quanto a Paulo, este sujeitou-se ao discipulado de Barnabé. Compreendeu que Deus levantara este companheiro fiel para ajudar-lhe em seus primeiros passos, muito embora na epístola aos Gálatas, Paulo afirme que o Senhor Jesus Cristo mesmo revelara o Evangelho por ele anunciado, ou seja, não fora Barnabé que lhe ensinara isto, mas o papel de Barnabé, foi de ser um companheiro em seus primeiros passos, cuidando de introduzí-lo no círculo dos apóstolos em Jerusalém, o que efetivamente ele o fez como já mencionado (At 9.27) e também na igreja de Antioquia, tornando-se ambos discipuladores daquela numerosa multidão que se convertia a Jesus (At 11.26).

Em próximas reflexões, veremos o que Deus continuou a fazer na vida de Paulo, o que para nós constitui-se, creio, em um verdadeiro manual de discipulado. A vida de Paulo é um exemplo tremendo de sujeição ao Senhor e encerra muitas lições preciosas para nós.

Continue conosco na próxima semana, Deus abençoe você em sua caminhada diária na fé em Jesus, submeta-se inteiramente a Ele como Paulo fez desde o princípio de sua conversão.

Com um sincero Shalom,

Cicero

Comentários

Rô Moreira disse…
Realemnte a vida de Paulo é um exemplo de Cristão!
gostei muito de seu blog, se quiser visitar o meu ficarei feliz, ja estou seguindo seu blog tbm!

o meu é este aqui: faça uma visita e se senti vontade de segui-lo fica a vontade!
http://mulheresabias.blogspot.com/
Unknown disse…
Já sou seu seguidor Rô, obrigado por sua visita, fica na paz!

Cicero Ramos
Irmão Josiel obrigado mesmo por suas palavras de estímulo, certamente visitarei seu blog, Deus abençoe sua vida, fique na Paz do Senhor!
Querido irmão João Martins, certamente visitarei seu blog e podemos sim interagir, será um prazer ser seu cooperador. Que Deus ricamente continue a abençoá-lo.
Ok, irmãos já estou seguindo o vosso blog, Deus abençoe a todos, fiquem na paz!

Postagens mais visitadas deste blog

O embaraço e o pecado na vida do discípulo

Ser discípulo de Jesus apesar de mim mesmo!

O legado do pietismo e do puritanismo para o discipulado cristão