Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2009

Cristãos amorosamente fraternos

Imagem
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão."
1 João 4.20, 21
O amor fraternal na Igreja de Cristo deve ser altamente enfatizado. Isto porque, Jesus Cristo juntamente com os doze discípulos, priorizou esta verdade. Iniciando com os primeiros discípulos e chegando a nós hoje, a ordem do Senhor é uma só, que nos amemos uns aos outros, ouçamos as próprias palavras Dele: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13.34, 35).
Como então alguém chega a ser reconhecido como discípulo de Cristo? Exatamente desta forma, amando a seu irmão em Cristo Jesus.O Senhor deixou claríssimo este ponto. Não há porque fazermos de forma diversa ao que Jesus o…

Discípulo como Deus quer e não como eu quero

Imagem
Passamos algumas semanas neste espaço a destacar as marcas de um discípulo autêntico conforme nos afiança a Palavra de Deus. Espero que de alguma forma você possa ter sido edificado com nossas reflexões.
Apesar de arrolarmos sete características, sete marcas, cremos que haveria muito mais a expormos, mas o Espírito Santo mesmo inspirará a outros servos de Deus para que tragam à lume outras expressões que caracterizam um seguidor de Jesus Cristo.
O discipulado cristão segue uma dinâmica que lhe é peculiar, isto porque nenhum de nós que nos identificamos com O Senhor Jesus podemos seguir-lhe segundo nossas próprias normas. É um absurdo e altamente improvável que, se você faz isso, ainda não tenha entendido o sentido do discipulado: "E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo" como disse o Senhor em Lc 14.27.
Portanto, hoje, mais do que nunca, precisamos seguir a Jesus de uma maneira adequada, que expresse realmente a obediência e o apreç…

Marcas de um Discípulo Autêntico: Liberdade (7)

Imagem
Muito prezada em todo ocidente, a liberdade é a sétima marca do discípulo autêntico de Jesus Cristo que passaremos a discorrer agora. O apóstolo Paulo afirma em 2 Coríntios 3.17: "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." Como templo do Espírito Santo, o crente em Jesus possui um privilégio grandioso pelo fato sublime de ser morada do Espírito de Deus, possui liberdade plena em sua vida. Esta liberdade é um sentimento de paz e de segurança por saber de que ele, discípulo de Jesus, não é e não pode ser tiranizado nem por sua natureza pecaminosa, nem por outras pessoas ou o sistema de mundo que o rodeia, nem por Satanás, seu grande inimigo.
É uma marca distintiva do cristão porque éramos de fato escravos do pecado e de Satanás, que como diz o escritor aos Hebreus cap. 2 versos 14 e 15, estávamos sujeitos à servidão por medo da morte, sendo o diabo o que tinha o império da morte. Por isso, nos infundia terror e nos escravizava, portanto. Mas o…

Marcas de um Discípulo Autêntico: Louvor e Ação de Graças (6)

Imagem
O louvor e as ações de graça são marcas do discípulo que trataremos como uma só nesta ocasião. O texto inspirado de Hb 13.15 diz: "Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome."
Por causa do sacrifício perfeito de Jesus pelos nossos pecados, temos a obrigação e o privilégio de oferecer o sacrifício de louvor, de agradecimento, de nossos lábios a Deus. As ações de graça ou a gratidão assim como o o louvor fazem parte inseparável da vida do discípulo de Cristo sendo reconhecida também como uma de suas marcas distintivas.
Jesus ensinou-nos, na oração modelo do Pai Nosso (Mt 6.9-13) de que devemos abrir a porta da vida de oração com louvor: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade." E Ele fechou a porta de oração com louvor: "Porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." Isto porque, tanto ao entrarmos como …