Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2009

Marcas de um Discípulo Autêntico: Serviço (5)

Imagem
Jesus Cristo viveu uma vida de inteiro serviço a Deus conforme nos afiançam as Escrituras. No livro do profeta Isaías, o capítulo 53 é conhecido como a passagem do Servo Sofredor. O seguidor sincero de Jesus há de compreender que seu Mestre e Senhor foi um servo na plena acepção da palavra.
Sendo desta forma, todo discípulo de Cristo, tomando-lhe como exemplo supremo, deverá da mesma maneira evidenciar esta marca identificadora em sua vida. Filipenses 2.7 sem meias-palavras afirma categoricamente que Ele tomou a forma de servo. A magistral passagem do lava-pés em João 13 declara o caráter de serviço que Cristo assumiu plenamente e com toda humildade. E é nesta passagem que Ele deixa o ensinamento de que assim como Ele, sendo Senhor e Mestre, efetuou a lavagem do pés dos discípulos (incluindo Judas Iscariotes), também da mesma maneira deveríamos ter igual intenção e serviço uns com os outros.
Em Filipenses 2.4 Paulo ensina que não devemos cuidar apenas de nossos próprios interesses, mas …

Marcas de um Discípulo Autêntico: Esperança (4)

Imagem
Esperança. Sem ela não poderíamos viver. A firme confiança em Deus e o futuro glorioso que Ele reservou aos que Lhe são fiéis, faz com que todo discípulo fiel de Jesus viva exultantemente. Esta marca no cristão está atrelada à alegria porque vai gerar esta e mantê-la em meio às adversidades naturais de nossa existência.
Contemplamos todos os dias inúmeras situações de sofrimento, dor, morte, que grassam entre os homens, mas, apesar disto tudo, há esperança em Deus. É singular esta esperança porque está fundamentada nas promessas de Deus para os que fielmente servem-No. O discípulo de Cristo desprovido de esperança em verdade não conhece Aquele que por ele morreu e ressuscitou. Seu olhar está voltado somente para a transitoriedade desta vida.
O que pode manter-nos firmes e inabaláveis em meio a todas as manifestações antiDeus e antivida que hoje vislumbramos avassaladoramente? Esperança. Em Deus e em Sua Palavra e Suas promessas. Em Jesus Cristo e Sua obra consumada na cruz. Fé, alegr…

Marcas de um Discípulo Autêntico: Mansidão (3)

Imagem
Falaremos nesta oportunidade sobre a terceira marca ou característica que atesta um legítimo seguidor de Jesus Cristo, a mansidão. Jesus disse em Mateus 11:29: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."
Como uma das sublimes características da personalidade do Senhor Jesus, a mansidão é definida como uma atitude interior, do coração, enquanto a gentileza se expressa antes por meio de ações externas. A mansidão é parte componente do fruto do Espírito conforme Gl 5.23 e é produzido somente por meio do Espírito Santo. Portanto, é um estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre o seu temperamento e atitudes.
Os mansos não se ressentem com a adversidade. Entendem que tudo concorre para o bem (Rm 8.28) e assim, tudo aceitam como parte do propósito amoroso de Deus para suas vidas pelo que também aceitam as injúrias dos homens. O apóstolo Pedro em sua primeira epístola cap. 3 atest…

Marcas de um Discípulo Autêntico: Integridade Pessoal (2)

Imagem
Queremos discorrer sobre a segunda marca para um discipulado autêntico, a integridade pessoal.Ser íntegro significa ser inteiro, correto, reto, completo, incorruptível, perfeito, sincero. O discípulo de Jesus deve, mesmo em meio à sua falibilidade e finitude, apresentar esta salutar característica porque emana do próprio Deus. O Senhor Jesus exorta em Sua Palavra: “Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”(Mt 5.48). Uma condição essencial para que sejamos reais seguidores de Jesus, de poder estar e ficar em Sua presença, porque o Salmo 15, versão de Almeida Revista e Atualizada diz no verso 3 que o que vive com integridade e pratica a justiça e de coração fala a verdade, habitará no tabernáculo do Senhor e morará em Seu santo monte, expressões que denotam estar na presença e em comunhão com o Senhor.Por isso, reveste-se de fundamental importância na vida de um discípulo de Cristo, que ele seja sincero, que ele seja íntegro. Integridade que consiste em ter um f…

Marcas de um Discípulo Autêntico: Testemunho (1)

Imagem
Gostaríamos de falar sobre o que pode distinguir um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Pensando sobre isso, acho que há uma característica fundamental que destaca-se em relação a outras mais. Essa característica, essa marca é o testemunho.

O testemunho é fundamental na medida em que compreendemos que testemunha é alguém que tem conhecimento de algo e demonstra-o. É alguém que testifica em uma causa. Note:

1) O discípulo de Jesus precisa conhecê-lo pessoalmente;
2) Sua vida deve demonstrar que é certo o que ele fala sobre Cristo;
3) Ele deve dizer tudo o que sabe acerca de Jesus Cristo que possa favorecer Sua causa.

Este último, o falar a favor de Jesus só alcançará efetividade na medida em que as outras duas sejam realidades tangíveis na vida do discípulo.

Tanto no AT como no NT existe esta palavra, de que o servo de Deus na realidade é sua testemunha (Is 43.10; At 1.8).

Você já deve ter percebido que, se sou testemunha e se devo testemunhar, isto é, falar sobre Jesus Cristo então estamos…

Pastoreio inconveniente para o discipulado autêntico

Imagem
Conheço um discípulo de Cristo que procurava servir a Deus com fidelidade. Um dia por não vigiar e orar (Mt 26.41), começou novamente a obedecer às concupiscências por deixar o pecado reinar em seu corpo (Rm 6.12). Casado, cedeu aos apelos do pecado existentes no mundo virtual (1 Jo 5.19) e em uma sala de bate-papo conheceu outra pessoa e relacionou-se virtualmente com a mesma por aproximadamente dois meses. Foi atraído e seduzido pelo seu próprio desejo (Tg 1.14) e então este desejo tendo concebido, deu à luz o pecado e o pecado, sendo consumado, gerou sua morte espiritual.

Porém, Deus, que ama ao pecador não desejando que se perca mas que se arrependa (2 Pe 3.9), interviu na situação e este discípulo foi apanhado em seu pecado por sua esposa e confrontado com o mesmo à semelhança do rei Davi (2 Sm 12.1-7). E à semelhança de Davi, veio a arrepender-se (vs 13; Sl 51). O pastor foi informado à respeito pela esposa e o irmão confrontado também pelo pastor, confessou da mesma forma e ped…